Dos dias 9 a 11 de abril, a equipe do InovaTec UFSM – Parque Tecnológico esteve presente no South Summit Brazil 2025. O evento, que se define como um ponto de encontro global de investidores, empresas e startups, contou com mais de 50 palestras e painéis apenas nesta edição, incluindo a participação de empresas do ecossistema de inovação da UFSM
A equipe do Parque Tecnológico foi ao evento em busca de conexões com outras instituições, startups, empresas e investidores. A assessoria de comunicação procurou criar uma maior aproximação com investidores e veículos de comunicação da área metropolitana, além de buscar referências de realização de eventos, de sinalização e de materiais impressos – juntamente do setor de Infraestrutura e Gestão de Patrimônio.
Atividades desenvolvidas
Quarta-feira (9) à tarde, no primeiro dia de evento, parte da equipe visitou o Instituto Caldeira. O intuito foi obter informações sobre a interação do Instituto com as suas empresas, a gestão do uso do espaço, o sistema de agendamentos e o objetivo das empresas dentro de um Hub de inovação. E, também, realizar uma análise arquitetônica, da sinalização dos espaços de uso comum e de uso privado, da infraestrutura compartilhada e dos ambientes de trabalho modulares.
Ainda no primeiro dia, a Crops Team, empresa residente no InovaTec, participou do painel “Parcerias entre Startups e Indústrias para produção sustentável no campo: O case de sucesso Fockink”. Além disso, uma das startups da Pulsar Incubadora, a Weecaps, também se fez presente no evento, em um estande junto a BRDE Labs. Segundo a diretora de operações da Weecaps, Cassandra de Deus, o evento serviu para que os integrantes da startup fizessem conexões com investidores, com grandes empresas que têm interesse no produto, e com pesquisadores e professores de biotecnologia – que abriu novas portas e possibilidades.
Um dos integrantes da equipe, o gestor da Pulsar Incubadora Tecnológica da UFSM, Anderson Cardozo Paim, participou do painel “Inovação, Sustentabilidade e Tecnologia no Agro: construindo sistemas alimentares inteligentes e resiliente”, que aconteceu na quinta-feira (10), às 9h, no palco do governo SICT (RS Innovation Stage). Outros integrantes se fizeram presentes no dia para realizar a cobertura do painel e prestigiar a apresentação.
A analista de eventos, Luciana Ribeiro, teve uma reunião, na quinta-feira (10), com a assessora de comércio e investimentos internacionais, Maria Teresa López Fernández – do Departamento de Comércio Exterior, da Embaixada da Espanha. No momento, foi informado que o Consulado possui dois programas para incentivo à empresas. O primeiro é focado em empresas menores, para fornecer auxílio burocrático e, com apoio do governo, dar benefícios fiscais, com o objetivo de que as empresas tenham interesse de ir para a Espanha e recebam acompanhamento de uma empresa espanhola. Já o segundo programa é destinado para empresas maiores – e parte da ideia de uma imersão para conhecer os ecossistemas – com a organização de viagens para que essas empresas possam visitar o ecossistema de inovação europeu de maneira gratuita.
Além das atividades mencionadas, ao longo do evento, a equipe participou ativamente de diversas iniciativas estratégicas. O objetivo foi consolidar a presença do InovaTec no ecossistema regional e fomentar novas conexões, ideias e oportunidades.
Sobre o evento
O evento é um ponto de encontro de conexões e negócios que nasceu na Espanha, e começou a ser realizado no Brasil em 2022, em Porto Alegre, no Rio Grande do Sul. Segundo a organização do evento, a justificativa para sua localização dentro do país se dá porque o RS tem uma das economias mais fortes do Brasil, além de ficar localizado em um ponto estratégico, por ser o centro geográfico das principais rotas do Cone Sul.
A região também conta com universidades de renome que promovem e formam jovens talentos. O estado ocupa o 1º lugar no quesito inovação no Ranking de Competitividade dos Estados. E Porto Alegre possui um ecossistema de inovação e novas tecnologias em crescimento. Além disso, a cidade é considerada a capital latino-americana da inovação.
Texto: Júlia Raquel Petenon, bolsista de Comunicação do InovaTec UFSM.
Revisão: Jéssica Medeiros, Assistente Técnica de Comunicação do InovaTec UFSM.