Na última quinta-feira (26), o InovaTec UFSM Parque Tecnológico, recebeu o professor Macklini Dalla Nora, coordenador do projeto STEAMovel: Educação Prática Itinerante em Ciência, Tecnologia, Engenharia, Arte e Matemática, para discutir ideias de potencialização da cultura maker na cidade de Santa Maria. O momento ocorreu na sede do Parque, onde se reuniram, além do professor Macklini, a gestora do InovaTec UFSM, Maria Daniele Dutra e a Chefe do Núcleo de Infraestrutura e Patrimônio, Luciana Hoppe para o alinhamento do processo de interação entre o InovaTec UFSM e o STEAMovel.
O STEAMóvel tem como objetivo levar ciência, tecnologia, engenharia, arte e matemática (STEAM) de forma prática e interativa para escolas e eventos, por meio de um museu itinerante instalado em um container adaptado. A iniciativa busca consolidar conhecimentos científicos e tecnológicos entre crianças e jovens, promovendo o aprendizado através do contato físico com experimentos e oficinas maker. Representa, assim, um importante passo para a democratização do conhecimento e o fortalecimento da cultura maker na região.
O InovaTec UFSM prevê o fomento a cultura maker em seu planejamento, e nesse sentido, o coordenador do projeto, Macklini, afirma: ‘’com a criação do Espaço Maker no Parque Tecnológico da UFSM, teremos a possibilidade de, simultaneamente, fomentar a educação em STEAM e propiciar um ambiente equipado com máquinas e ferramentas fundamentais para o desenvolvimento de protótipos e a consolidação de ideais em empreendimentos.’’
Texto: Ruan Almeida, bolsista de Relações Públicas do InovaTec UFSM Parque Tecnológico.
Revisão: Jéssica Medeiros, assistente técnica de comunicação do InovaTec UFSM Parque Tecnológico.
Foto: Divulgação