O setor agropecuário desempenha um papel fundamental na economia brasileira, contribuindo significativamente para o Produto Interno Bruto do país. Nos últimos anos, essa área passou por uma revolução tecnológica, marcada pela adoção de ferramentas inovadoras, como: sistemas globais de posicionamento por satélite, utilização de imagens de satélites e de câmeras embarcadas em drones (para o monitoramento de cultivos), máquinas com eletrônica embarcada e conectividade, plataformas digitais para gestão de dados, entre outras.
Esse conjunto de tecnologias fazem parte da Agricultura Digital ou Agricultura 4.0, que está transformando a operacionalização de todo o setor agropecuário. Neste contexto, é indispensável a abordagem dessas tecnologias no processo de formação dos profissionais que atuam na área. Para isso ocorrer, a ampliação das cooperações técnicas entre a Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) e as empresas do setor agropecuário é crucial.
Fortalecimento das ações de ensino, pesquisa, extensão e inovação
As ações de cooperação técnica entre a UFSM e empresas são o caminho para o fortalecimento do ensino, da pesquisa, da extensão e da inovação da instituição. Como essas tecnologias estão evoluindo rapidamente, muitas delas tornam-se obsoletas em pouco tempo. Portanto, as cooperações técnicas possibilitam a disponibilização dessas tecnologias para a instituição de diferentes formas, sendo uma delas através de comodato.
Neste modelo, equipamentos modernos são cedidos por tempo determinado, com a possibilidade de renovação ou substituição por versões mais modernas. Isso possibilita que a instituição esteja equipada com ferramentas de ponta para suas atividades, reduzindo a necessidade de aplicação de recursos públicos para a sua aquisição.
Case de sucesso
Uma das iniciativas da UFSM que tem obtido excelentes resultados é o Advanced Farm 360, projeto de desenvolvimento institucional do Colégio Politécnico. Esse projeto tem estabelecido parcerias estratégicas com diversas empresas do setor agropecuário, como a AGCO do Brasil, associada ao InovaTec UFSM. Em dezembro de 2024, foi assinado um comodato entre a AGCO e a UFSM, contemplando diversas máquinas agrícolas, com valor total superior a R$ 2,5 milhões.
O InovaTec UFSM Parque Tecnológico possui uma atuação estratégica nas articulações que visam aproximar a instituição e as empresas, agilizando processos e prestando todo suporte necessário para a formalização dessas cooperações.
O principal resultado esperado, a partir das interações desenvolvidas no âmbito do Advanced Farm 360, é tornar a UFSM, em 10 anos, um polo nacional de geração e difusão de tecnologias da Agricultura 4.0.
Texto: Luciano Zucuni Pes, Professor do Colégio Politécnico da UFSM.
Artigo publicado no Diário de Santa Maria em 05 de janeiro de 2025