O 1º Coquetel de Recepção das Empresas do InovaTec UFSM Parque Tecnológico, que aconteceu na noite da última quarta-feira (2), teve como objetivo celebrar a integração das 12 empresas residentes e associadas ao projeto do InovaTec.
O evento ocorreu no Salão Panorâmico da Associação dos Professores Universitários de Santa Maria (Apusm) e teve início com a fala do pró-reitor de Inovação e Empreendedorismo, Daniel Pinheiro Bernardon, que exemplificou a importância do Parque Tecnológico. “A gente sempre mostra que, com o Parque, conseguimos fortalecer e potencializar a conexão com as empresas”, afirmou.
O reitor da UFSM, Luciano Schuch, comentou sobre as mudanças no cenário da inovação. “Falar em dinheiro e inovação dentro da Universidade há pouco tempo era um tabu”, observou. Além disso, destacou a importância das empresas apoiadas pela Instituição para a comunidade: “É isso que a gente precisa: que as nossas empresas saiam, transformem a sociedade e gerem riquezas para o nosso país”.
Durante a cerimônia, foram entregues placas de reconhecimento para as empresas associadas (AGCO, Jetimob, Santa Leocádia Agroindústria S.A., Sebrae, Study English, Super Tratores e Transfertech) e empresas residentes no parque (Get Commerce, Fox IoT, Bioagreen, G2W Sistemas e Delivery Much), que entraram pelo edital de seleção pública até agosto de 2024.
Outro momento de destaque foi a apresentação do masterplan do Parque pela sócia-arquiteta do Estúdio Módulo, Érica Tomasoni. O Estúdio Módulo é um escritório de arquitetura, de São Paulo, que busca usar a arquitetura como uma reflexão da qualidade de vida através do espaço. O projeto visa criar ambientes flexíveis que atendam às necessidades tecnológicas e acadêmicas, e impulsionem o desenvolvimento regional, através da geração de espaços sustentáveis e colaborativos.
A gestora do Parque Maria Daniele Dutra, salientou o papel do InovaTec UFSM e a importância da implantação de um ambiente de convivência interdisciplinar: “Esse é um projeto que visa principalmente fortalecer e catalisar o processo de aceleração não somente do desenvolvimento econômico, mas também da geração de oportunidades e da transformação social”.
Entre os presentes estiveram representantes da Universidade Federal de Santa Maria (Reitoria, Pró-reitorias e direções de Centros e Colégios), Incubadora Social UFSM, Empresas Juniores, InovaCentro, Tecnoparque, Ambiente de Inovação da UFN, Ministério da Agricultura e Pecuária (MAPA), Senac, CDL, ADESM, RBS e membros do conselho estratégico e conselho fiscal do InovaTec UFSM Parque Tecnológico.
O Pró-Reitor de Inovação falou, também, sobre o futuro da inovação. “A gente tem trabalhado com uma série de iniciativas que serão divulgadas. Cada vez mais queremos tornar esse ambiente frutífero. Vamos promover ações que atraiam cada vez mais empresas e que seja um ambiente próspero para todos os participantes”, afirmou.
Com informações da Agência de Notícias da UFSM
Fotos: Guilherme Schorn