Ir para o conteúdo InovaTec Ir para o menu InovaTec Ir para a busca no site InovaTec Ir para o rodapé InovaTec

Professor da UFSM apresenta projeto do Living Lab de Bioinsumos no Evento Anual TEC4B

Na última terça-feira (10), ocorreu o evento anual TEC4B, promovido pela Secretaria de Inovação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (SICT). O evento teve como objetivo apresentar os projetos contemplados pelo Edital 08/2023, que visa apoiar iniciativas que viabilizem o acesso e a utilização de tecnologias da informação e comunicação (TICs) para o desenvolvimento e o aprimoramento de serviços, produtos ou processos inovadores por meio da implantação de Living Labs (laboratórios vivos). Entre os participantes, o professor Marcio Antonio Mazutti, da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), apresentou o projeto Living Lab de Bioinsumos da UFSM, uma das propostas selecionadas para receber apoio da SICT em 2023

Durante sua apresentação, o professor introduziu os objetivos do laboratório e detalhou as diversas etapas envolvidas no desenvolvimento de um bioinsumo. Além disso, abordou a estrutura física que sustenta o projeto, mencionando as instalações da Planta Piloto de Bioinsumos (PPB) da UFSM e o investimento realizado para viabilizar o Living Lab. Outro ponto de destaque foi a atualização sobre os desenvolvimentos em andamento, incluindo a plataforma para avaliação via sensoriamento remoto e recomendação de aplicação de bioinsumos, formulações inteligentes e processos inovadores para a produção de bioinsumos.

O projeto do Living Lab de Bioinsumos da UFSM foi desenvolvido a partir de uma construção conjunta por servidores da UFSM: Maria Daniele Dutra, gestora do InovaTec UFSM Parque Tecnológico, Márcio Mazutti, professor do Departamento de Engenharia Química, Luciano Pes, Professor do colégio Politécnico e coordenador do projeto Advanced Farm 360, além de empresas residentes na Pulsar Incubadora da UFSM como Auster Bioagreen, assim como as prefeituras de São Sepé e Santiago.

O evento reuniu representantes de universidades e centros de pesquisa ligados à inovação no estado, colocando em evidência a importância dos living labs como plataformas de experimentação em ambientes reais. Cinco coordenadores de living labs de diferentes instituições participaram do encontro. Além da UFSM, estavam presentes a Universidade de Caxias do Sul (UCS), o Instituto Federal do Rio Grande do Sul (IFRS), a Universidade de Santa Cruz do Sul (Unisc) e a Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul (Unijuí). Cada representante pôde apresentar ações e projetos em andamento em seus respectivos living labs.

Sobre o BioFabLab

O projeto será executado usando a infraestrutura física da Planta Piloto de Bioinsumos (PPB).  O BioFabLab será um espaço projetado para ser colaborativo e aberto, permitindo que pessoas de diferentes formações e habilidades possam participar e desenvolver projetos dentro dessas áreas. Assim, terá o objetivo de promover e criar soluções inovadoras que promovam a saúde do solo, a proteção de culturas e a sustentabilidade agrícola. Dentro desse ambiente poderá ocorrer:

• O desenvolvimento de microrganismos benéficos;
  • biofertilizantes;
  • biopesticidas e outros produtos biológicos que podem substituir ou complementar insumos químicos tradicionais, visando reduzir o impacto ambiental e promover práticas agrícolas mais sustentáveis