O Jetlar Pets, projeto da Jetimob, empresa associada ao InovaTec UFSM / Parque Tecnológico, foi selecionado entre as 200 startups que participarão do ciclo 2024.2 InovAtiva Brasil, na etapa de aceleração. O InovAtiva Brasil é um programa gratuito, que seleciona projetos de negócios inovadores ou startups para participar de atividades de mentoria de negócios, conexão e capacitação empreendedora.
O Jetlar Pets é uma extensão do Jetlar, o portal imobiliário da Jetimob. Lançado no início de 2024, este portal centraliza informações sobre animais disponíveis para adoção responsável, oferecendo uma interface intuitiva que facilita a busca para o usuário. Além disso, o Jetlar Pets oferece um Painel de Gestão exclusivo para abrigos, projetos e ONGs, permitindo que essas instituições cadastrem os animais sob sua responsabilidade, gerenciem pedidos de adoção e administrem suas atividades, de forma 100% gratuita.
Bruno Medeiros, gerente do projeto Jetlar Pets, destaca que a aprovação no programa é um marco significativo que valida a relevância e o impacto social da plataforma. Ele acredita que o InovAtiva proporcionará as ferramentas necessárias para escalar as operações e aprimorar processos, impulsionando o Jetlar Pets a novos patamares de inovação e impacto social. “Este resultado nos coloca em uma posição estratégica para ampliar nossa rede de parceiros e maximizar o alcance da nossa solução, contribuindo diretamente para mitigar o problema dos animais abandonados”, afirma.
Startups do Eleva Start também são selecionadas para os programas do InovAtiva
Quatro startups que participaram do Eleva Start powered by InovAtiva foram aprovadas nos programas do InovAtiva. O Eleva Start é uma iniciativa da Pulsar Incubadora Tecnológica da UFSM, realizada em parceria com o Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços (MDIC).
Entre as aprovadas para o ciclo 2024.2 do InovAtiva Brasil está a Mélia, que fez parte da edição de 2023 do Eleva Start. Além disso, duas empresas participantes do Eleva, a Fitocrops Agroscience (1ª edição, 2023) e a Academia dos Campeões (2ª edição, 2024), passaram para o Ciclo InovAtiva de Impacto Socioambiental 2024.2, programa que reconhece startups com potencial para gerar impactos sociais e ambientais positivos.
Aceleração e Conexão
Os Ciclos dos programas InovAtiva se darão ao longo de seis semanas de evolução e aprendizado, e serão divididos em duas etapas: Aceleração e Conexão. Durante a primeira fase, os empreendedores terão acesso a mentorias individuais e coletivas com especialistas do mercado, conteúdos sobre empreendedorismo, capacitação empreendedora e atividades de conexão. O encerramento dessa etapa acontece durante o evento InovAtiva Day, realizado de forma online, com uma agenda de palestras, painéis e treinamentos de pitch para as startups do Ciclo.
As soluções de maior potencial seguem para a segunda etapa, Conexão, com início na segunda quinzena de outubro. Os empreendedores receberão mais uma rodada de mentorias individuais especializadas para o desenvolvimento de seus negócios. O Ciclo será encerrado, presencialmente, no InovAtiva Experience. No evento, as startups recebem o feedback de mentores sobre seu pitch no Demolation, atividade que simula um Demoday, e, ao final, têm a oportunidade de apresentar suas soluções para uma banca de negócios no Demoday. Os participantes do InovAtiva de Impacto Socioambiental recebem capacitação voltada ao empreendedorismo em negócios de impacto, mentoria com executivos e especialistas na área socioambiental e são conectados a investidores interessados em apoiar soluções no setor.
Texto: Jéssica Medeiros, Assistente Técnica de Comunicação do InovaTec UFSM Parque Tecnológico.