Sete startups da Pulsar Incubadora — Auftek, Auster, Inocular, instaBov, Kreska, Zeit, e Performance Vegetal — , e uma empresa do Parque Fox IoT, foram aprovadas na primeira etapa da 3ª edição do programa TECNOVA RS. O programa tem como objetivo apoiar empresas gaúchas, por meio da concessão de recursos de subvenção econômica para o desenvolvimento de produtos ou processos inovadores, contribuindo para o crescimento dos setores econômicos estratégicos.
O TECNOVA RS é destinado a startups e empresas de base tecnológica do Rio Grande do Sul com faturamento anual de até R$16 milhões. Estas empresas atuam em áreas estratégicas, como tecnologia da informação e comunicação, agroindústria e agricultura sustentável, saúde e biotecnologia, manufatura avançada e indústria 4.0, energia limpa e sustentabilidade. A iniciativa é liderada pela Financiadora de Estudos e Projetos (Finep) e pelo Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI), em parceria com a Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio Grande do Sul (Fapergs), o Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas no Estado do Rio Grande do Sul (Sebrae RS) e o Badesul Desenvolvimento.
O processo de seleção do programa ocorre em três etapas. As startups que passam pela fase de Requisitos Formais avançam para a Avaliação de Mérito, onde suas propostas são analisadas por comitês de especialistas, incluindo analistas indicados pela FAPERGS, BADESUL e SEBRAE/RS, com apoio de consultores externos. As propostas aprovadas nesta etapa apresentam seus projetos em uma sessão de pitch de até cinco minutos para uma Banca de Avaliação composta por especialistas.
Além dos fundos para o desenvolvimento de produtos e processos, as empresas selecionadas também terão acesso a recursos adicionais para aceleração e internacionalização, fortalecendo sua posição no mercado global. Dessa forma, o TECNOVA RS desempenha um papel crucial no fortalecimento do ecossistema de inovação no Rio Grande do Sul, contribuindo de maneira significativa para o desenvolvimento e crescimento das empresas gaúchas e fomentando a inovação em setores essenciais da economia.
Texto: Jéssica Medeiros, assistente técnica de comunicação do InovaTec UFSM Parque Tecnológico.