Ir para o conteúdo InovaTec Ir para o menu InovaTec Ir para a busca no site InovaTec Ir para o rodapé InovaTec

Do Aprendizado à Execução: Comos estão as startups após o Eleva Start powered by InovAtiva 2023

A segunda edição do Eleva Start powered by InovAtiva está quase aí. Porém, antes de ela iniciar, vamos relembrar a edição de 2023 e conhecer um pouco de algumas ideias que viraram negócios. Como estão as startups? Quais são seus planos? E como o Eleva Start impactou na construção e desenvolvimento dos seus negócios? Confira a seguir:

Nossa primeira parada é a Rewil Education, dos sócios Renan Duarte e Willyam Pereira. A Rewil é uma startup focada no desenvolvimento das chamadas soft skills, que “são habilidades comportamentais relacionadas a maneira como o profissional lida com o outro e consigo mesmo em diferentes situações. As soft skills, diferentemente das hard skills, são habilidades subjetivas, mais difíceis de serem mensuradas” (Fonte: Gupy). Eles utilizam uma plataforma de cursos que auxilia no desenvolvimento dessas skills através microlearning.

Renan Duarte, COO e CMO da Rewill Education

Segundo o COO e CMO da Rewill, Renan Duarte, participar do Eleva Start powered by InovAtiva, contribuiu para a aceleração do desenvolvimento da startup e para estabelecer conexões essenciais. Atualmente a startup segue investindo nas vendas dos cursos junto a empresas que buscam aprimorar o desenvolvimento dos seus colaboradores. O objetivo da Rewill é atingir o ponto de equilíbrio financeiro até o final do ano para, assim, em 2025 reinvestir o capital obtido e alavancar a startup. Recentemente, participaram da 4º Turma do MVP Caldeira, do Instituto Caldeira.

Seguindo nossa “visita”, chegamos na Efetiva Portal, do CEO Eron Vaz. A Efetiva tem como seu MVP um portal de prestação de contas. Através dele, o cliente pode fazer sua gestão financeira e prestação de contas de maneira mais simplificada e prática. Participar do Eleva Start, segundo Eron, contribuiu para elevar o conhecimento e melhorar as ferramentas da startup. Hoje, a Efetiva Portal, encontra-se incubada no FINE Hub do Tecnopuc e está focada em obter recursos através de projetos de subvenção para continuar a desenvolver o seu negócio.

Integrante da startup FitoCrops

Outra startup que também fez parte do Eleva Start powered by InovAtiva, foi a FitoCrops Agroscience. A startup se dedica a desenvolver produtos para o setor agrícola no controle de doenças de plantas — bioprodutos à base de resíduos vegetais. O sócio-fundador, Fábio Mulinari, coloca que o Eleva Start auxiliou a startup a estruturar melhor o seu modelo de negócios, além de proporcionar contatos com o ambiente de inovação da região e pessoas que ajudaram a impulsionar a FitoCrops. No momento, a startup trabalha nos trâmites fiscais para iniciar as atividades, enquanto foca em aprimorar o seu MVP. Além disso, visam participar de outros programas de inovação para capacitar ainda mais a equipe.

Sobre o Eleva Start powered by InovAtiva

O Programa Eleva Start powered by InovAtiva é de realização e execução da Pulsar Incubadora Tecnológica da UFSM. É realizado pelo Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços (MDIC) e do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), com apoio da Fundação CERTI e apoio metodológico da Wadhwani Foundation.

Texto: Fabrício Dias, bolsista de jornalismo do InovaTec UFSM Parque Tecnológico;

Revisão: Jéssica Medeiros, assistente técnica de comunicação do InovaTec UFSM Parque Tecnológico.