Nos dias 05 e 06 de junho, a Fox IoT, startup da Pulsar Incubadora vinculada ao InovaTec UFSM – Parque Tecnológico, esteve presente no Congresso de Inovação na Distribuição de Energia Elétrica (CIDE 2024). O evento busca reunir executivos, autoridades e especialistas para discutir os temas mais relevantes e urgentes que estão transformando o mercado de distribuição de energia elétrica.
Durante o congresso, o CEO da Fox IoT Filipe Carloto, e o engenheiro Antônio Kaminski, apresentaram uma nova solução desenvolvida pela equipe, que consiste na detecção de ligações clandestinas empregando Inteligência Artificial em imagens de satélite. Essa metodologia busca localizar consumidores que furtam energia através de uma conexão ilegal: “Conseguindo identificar essas conexões diminuímos as perdas de energia e consequentemente o valor da tarifa paga por todos, pois parte da nossa conta é para suprir esse consumo irregular. Além disso, aumentamos a segurança da rede elétrica, porque normalmente são ligações mal feitas, então aumentamos a segurança da rede e diminuímos os riscos de energia para todo mundo”, explica Filipe.
Além disso, a equipe apresentou uma nova plataforma de inteligência artificial (IA) para medição inteligente de energia, que analisa dados de medidores e complementa suas soluções já existentes. Segundo Filipe, o evento foi uma oportunidade valiosa para estabelecer contatos com distribuidoras de energia e profissionais do setor. Isso permitiu à startup destacar suas inovações e soluções, além de reforçar sua presença no mercado de distribuição de energia.
Sobre a Fox IoT
A Fox é uma startup sediada em Santa Maria (RS), especializada em tecnologia para Smart Grids, Smart Metering e setor elétrico. Seu foco principal é fornecer soluções de análise de dados usando inteligência artificial e sensoriamento remoto para melhorar a eficiência do sistema, combatendo perdas e garantindo qualidade de energia.
Texto: Jéssica Medeiros, assistente de comunicação do InovaTec UFSM Parque Tecnológico;