Ir para o conteúdo InovaTec Ir para o menu InovaTec Ir para a busca no site InovaTec Ir para o rodapé InovaTec
  • International
  • Acessibilidade
  • Sítios da UFSM
  • Área restrita

Aviso de Conectividade Saber Mais

Início do conteúdo

Dia de Campo Advanced Farm 360º registra público recorde na Área Agrícola do Colégio Politécnico da UFSM

Em sua quarta edição, o evento apresenta as principais tecnologias e inovações que impulsionam o futuro do agronegócio brasileiro



Nem a chuva, o vento e o frio afastaram o público do 4º Dia de Campo do Advanced Farm 360º: Cultivando Conexões, Colhendo Momentos. O evento, promovido pelo Advanced Farm 360º do Colégio Politécnico da UFSM, InovaTec UFSM Parque Tecnológico, Sebrae – RS e Cooperativa dos Estudantes do Colégio Politécnico da UFSM – Cespol, aconteceu no dia 11 de abril, na Área Agrícola do Colégio Politécnico. Segundo os organizadores, mais de 350 pessoas – entre alunos, professores, agricultores, empresários, empresas e sociedade -compareceram ao dia de campo para conferir as temáticas propostas.

Os participantes tiveram acesso a estações temáticas com especialistas, além de demonstrações práticas e oportunidades de networking. Foram discutidos temas como cultivares de soja de alto potencial produtivo, manejo biológico de culturas agrícolas, Inteligência artificial aplicada ao agronegócio, Tecnologias de precisão para pulverização, Tecnologias embarcadas em máquinas agrícolas e Produção de culturas de sequeiro.  Divididos em grupos, os participantes do evento tiveram oportunidade de conhecer cada uma das estações e participar dos debates. Entre as empresas presentes no evento estavam startups da Pulsar Incubadora Tecnológica, vinculada ao InovaTec UFSM Parque Tecnológico, como a Zeit, a G2W Sistemas e Farm360º.

Representantes do Ministério da Agricultura e Pecuária – MAPA e da Secretaria de Inovação, Ciência e Tecnologia – Sict RS também estiveram presentes e conferiram de perto o que está em desenvolvimento na UFSM, trazendo suas perspectivas sobre o agronegócio brasileiro. Para Cesar Simas Teles, Coordenação-Geral de Articulação para Inovação do MAPA, o evento mostra como a UFSM está comprometida com a inovação no campo, principalmente no que tange à transferência de tecnologias da universidade para a sociedade. “A inovação é a grande saída para resolver os grandes desafios que temos hoje. A UFSM está cumprindo um papel muito importante, que é transferir a tecnologia gerada na universidade para o entorno dela, para os agricultores da região, para as cooperativas, treinando os alunos para fazer que a inovação chegue onde tem que chegar, que é no campo”, ressalta.

A UFSM é parceira do Ministério em duas linhas de frente, através do FabLab FoodTech e do Living Lab de Bioinsumos. Sobre este último, o Coordenador-Geral destacou a potencialidade das pesquisas desenvolvidas na universidade em virarem produtos que possam contribuir com o Plano Nacional de Fertilizantes do governo brasileiro. Este plano tem como um dos seus objetivos aumentar a autonomia do Brasil em relação à dependência de insumos externos na agricultura brasileira. 

Na mesma linha, o Superintendente Federal da Agricultura no Rio Grande do Sul (MAPA-RS),  José Cleber Dias de Souza, destaca a preocupação da UFSM em produzir conhecimento que seja aplicável nas condições dos agricultores: “O dia de campo, na medida em que  expõe esse conhecimento e o coloca à disposição da sociedade, amplia as possibilidades de utilização e ao mesmo tempo submete-o a uma consideração crítica dos agentes que fazem a produção agropecuária”, afirma. Já Roberto Lucena, Chefe da Divisão de Desenvolvimento Rural  (MAPA-RS), complementa pontuando que a grande participação do público no dia de campo, mostra como a sociedade está interessada em saber o que a universidade tem produzido de conhecimento aplicado. Ambos ressaltam a importância do MAPA-RS também conhecer os projetos, bem como enxergar as possibilidades de interface e aplicação com outras realidades que estão sob a responsabilidade do Ministério.

Quem também esteve presente no 4º Dia de Campo do Advanced Farm 360º foi a Secretaria de Inovação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul – Sict. O Coordenador de projetos do TEC4B da Sict, Rafael Paglioli, salienta a importância da Sict estar presente no evento e poder ver programas como o Advanced Farm, que possui projeto aprovado em edital do TEC4B da secretaria, mostrando os resultados de suas pesquisas para a sociedade. Cassiano Rick, Analista Administrador de Projetos de Inovação da Sict, frisa que a Secretaria estar presente no dia de campo e poder “verificar que as coisas estão funcionando para que tudo ocorra da melhor forma e consigamos [a Sict] implementar a política pública, que é o nosso grande objetivo, trazer impacto social para todo este público que confia nos projetos relacionados [a exemplo do Advanced Farm 360º]. Então, é uma forma de aproximar e cada vez mais fomentar a questão dos Living Labs do agro. Enfim, são projetos que tendem a trazer muito desenvolvimento economicamente e também na agricultura”.

Para o Coordenador do programa Advanced Farm 360º, Professor Luciano Pes, a avaliação sobre os resultados do Dia de Campo é positiva. Em sua análise, o Professor ressalta que o alto índice comparecimento do público, de diferentes segmentos da sociedade, só reforça o interesse pelos temas pesquisados na Universidade.  Para Luciano, esta é uma oportunidade de mostrar para o Ministério e a Secretaria, além da área física, as pesquisas e as tecnologias que estão sendo desenvolvidas em parceria tanto com outras empresas quanto dentro do próprio programa. O professor reforça a importância de dar essa resposta para o Ministério e para a Secretaria de Inovação, mas também para a sociedade. “Porque nesse momento, nos dias de campo, nós conseguimos atender o público externo que está interessado naquele trabalho que nós estamos desenvolvendo. Hoje tivemos a presença de um grande número de produtores, que serão os usuários finais dessas tecnologias que estão sendo validadas dentro da Universidade. Eu acredito que conseguimos cumprir com a nossa função social como Universidade, entregando essa ‘prestação de contas’ com o trabalho que desenvolvemos a partir do investimento que é feito”, complementa o professor. A expectativa dos organizadores é continuar o sucesso da edição de 2024 e buscar novos temas que estejam alinhados com a realidade da agricultura brasileira.

 

Texto: Fabrício Dias, bolsista de jornalismo do InovaTec UFSM Parque  Tecnológico;

Fotos: Izadora Lemes e Fabricio Dias, bolsistas de jornalismo do InovaTec UFSM Parque  Tecnológico.

Confira abaixo as fotos do evento:

Divulgue este conteúdo:
https://ufsm.br/r-884-2117

Publicações Relacionadas

Publicações Recentes