Ir para o conteúdo InovaTec Ir para o menu InovaTec Ir para a busca no site InovaTec Ir para o rodapé InovaTec

Destaques em Inovação foram premiados na Cerimônia de Abertura da 38º Jornada Acadêmica Integrada da UFSM

Proinova premiou nas categorias “Invenção no mercado”, “Pesquisador na empresa” e “Startup Inovadora”

Na última segunda-feira (23), aconteceu o cerimonial de abertura da 38 Jornada Acadêmica Integrada (JAI) da UFSM. Durante a programação, que incluiu apresentação da Orquestra Sinfônica de Santa Maria, premiação do Prêmio Tese e palestra de abertura, foram homenageados os vencedores do Prêmio Destaques em Ensino, Pesquisa, Extensão e Inovação da Universidade.

A avaliação dos candidatos ao prêmio Destaque em Inovação contou com a participação da equipe da Proinova. Foram agraciados com o prêmio as categorias:
 – Invenção no mercado: docente da UFSM que possua proteção de tecnologia licenciada.
– Pesquisador na Empresa: docente da UFSM que possua coordenações de projetos de PD&I com empresas por meio de fundações de apoio.
– Startup Inovadora: empresa incubada na Pulsar da UFSM.

Na categoria “Invenção no mercado”, Juliano Smanioto Barin foi o vencedor desta edição. Professor Associado da Universidade Federal de Santa Maria, Barin atua na Avaliação, Processamento e Controle de Qualidade de Alimentos e Produtos Farmacêuticos. Atua também desenvolvendo projetos de pesquisa com empresas e startups foodtechs .

Sua contemplação na categoria se deve ao desenvolvimento de duas tecnologias, ainda inexistentes no mercado, a μTower e um de seus elementos, que permitem a realização de análises microbiológicas rápidas. Essas tecnologias são licenciadas e comercializadas pela Auftek Tecnologia, startup que está na Pulsar Incubadora Tecnológica da UFSM.

Já na categoria Pesquisador na Empresa, o vencedor foi o professor Leandro Michels. Diretor da Unidade Embrapii em Recursos Energéticos Distribuídos e do Instituto de Redes Inteligentes da UFSM, Michels atua junto ao Grupo de Eletrônica de Potência e Controle (GEPOC) e ao Programa de Pós-Graduação em Engenharia Elétrica e de Engenharia de Produção.

O professor atuou em mais de 15 projetos P&D financiados pelo setor produtivo, tanto com empresas nacionais como internacionais. Em um dos projetos, colaborou com o desenvolvimento de um produto inovador para a realização de testes de arcos elétricos.

Por fim, na categoria Startup Inovadora, a vencedora desta edição foi a Inocular Soluções Agrícolas, representada pela CEO Rosana Taschetto Vey. A Inocular está incubada na Pulsar Incubadora Tecnológica da UFSM e trabalha com consultoria em microrganismos para agricultura, visando a redução de custos e aumento de produtividade nas diversas culturas agrícolas.
A parceria entre a empresa e a UFSM é estabelecida com projetos de pesquisas registrados no GAP-CCR (Gabinete de Apoio a Projetos do Centro de Ciências Rurais) e na FATEC (Fundação de Apoio à Tecnologia e Ciência), viabilizando pesquisas nos níveis de graduação e pós-graduação. Além do desenvolvimento de recursos humanos, o suporte ao funcionamento dos laboratórios do grupo de pesquisa também está presente, criando assim um ambiente de ensino e aprendizagem constante.

Além da Premiação, a Proinova também estará presente na JAI realizando mais duas ações. No dia de hoje (24), está acontecendo o Seminário Fit Empreende, no coworking da Incubadora Pulsar, prédio 02. Já na quarta-feira (25), será realizado o Pitch Day, no coworking da Incubadora Pulsar, prédio 61H.