Na última sexta-feira (23/06), representantes do InovaTec UFSM Parque Tecnológico, dos três campi da UFSM e da Agência de Desenvolvimento de Santa Maria (ADESM) participaram do 1º Ciclo de Debate sobre o Centro de Inteligência de Agronegócios do Rio Grande do Sul e Workshop de Cocriação da Visão de Futuro e Macrodesafios – Roadmap 2023 no Tecnopuc, na PUCRS, em Porto Alegre. Durante o evento discutiram ações de inovação no agronegócio gaúcho, com a participação de diversos atores do ecossistema de inovação do Estado.
O objetivo é criar um hub de inovação voltado para o agro, tendo como sede o Parque de Exposições Assis Brasil, em Esteio. A ideia é que o setor ganhe competitividade e avance nas áreas necessárias, começando a partir de um levantamento de dados sobre quais pontos são os mais importantes e merecem foco, bem como a incorporação efetiva nos processos produtivos.
A gestora do InovaTec, Maria Daniele Dutra, esteve presente no evento e afirmou que “participar deste momento significa estar contribuindo com os mecanismos de inovação que o RS vem estruturando. Acredito que ações colaborativas como esta, são excelentes para conectar todos os atores e suas respectivas competências e assim, de forma efetiva, auxiliar no desenvolvimento local, regional e nacional”.
A data prevista para o lançamento oficial do Centro é em agosto deste ano, durante a Expointer. O hub de inovação é uma parceria entre a Secretaria de Inovação, Ciência e Tecnologia (Sict) em parceria com a Secretaria da Agricultura, Pecuária, Produção Sustentável e Irrigação (Seapi). Essa é mais uma ação do agronegócio da qual o InovaTec participa. O Parque também integra a RIAGRO, Rede de Inovação do Agronegócio do Rio Grande do Sul, que trabalha no desenvolvimento de ações conjuntas, que buscam dar visibilidade para as inovações do agro no RS e promover o desenvolvimento de novas tecnologias.
Texto: Fabrício Dias, estagiário de Jornalismo do InovaTec UFSM Parque Tecnológico
Revisão: Luana Giazzon, Assessora de comunicação do InovaTec UFSM Parque Tecnológico.