Foi divulgado o resultado do edital Acelera X, promovido pelo Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas do Estado do Rio Grande do Sul (Sebrae RS). Entre as 25 empresas selecionadas, 5 fazem parte da Incubadora Pulsar, vinculada ao Parque de Inovação, Ciência e Tecnologia da UFSM.
Estas empresas foram selecionadas com base no grau de inovação, na justificativa e benefícios desta inovação, além de uma análise de mercado e o seu potencial no mesmo, a sua viabilidade técnica e o nível de maturidade da tecnologia em questão. Depois de passarem por esta avaliação e serem contempladas, as startups passarão a receber uma bolsa de R$6 mil por mês durante um semestre, totalizando R$36 mil.
Conheça as startups selecionadas:
Startup: Zeit
Representante: Renan Buque Pardinho
Startup: Inverse VR
Representante: Cassiano Monego
Startup: Crops Team
Representante: Michel Rocha da Silva
Startup: Auftek Tecnologia
Representante: Adriano Marques Jaime
Startup: Spray Solutions
Representante: Altair Felipe Peiter
Para Jeanne Mainardi, Head de Desenvolvimento da Incubadora Pulsar, “Este edital é muito importante pelo fato de que permite aos fundadores dedicarem maior tempo para a empresa. Isso é fundamental para o desenvolvimento da mesma, já que muitas vezes, quando a startup está no início, ela não possui capital suficiente que permita a dedicação exclusiva.” E por conseguinte, a partir desta dedicação, as empresas conseguem mais facilmente trabalhar com a head de desenvolvimento e entregar os resultados que são necessários para alavancar a startup, complementa Jeanne.
Além disso, o resultado de que cinco das empresas presentes na Incubadora tenham sido contemplados pelo edital também demonstra os frutos do trabalho do ecossistema do Parque Tecnológico, já que “Nós estamos sempre divulgando as oportunidades que surgem, tanto que a maior parte das startups estão conseguindo participar de vários tipos de editais, cujos trazem ganhos tanto para a empresa quanto para a prosperidade do ecossistema.” Finaliza Jeanne.
O objetivo do edital é selecionar projetos com inovação e alto potencial de crescimento e impacto na sociedade, preferencialmente escalável, advindos de startups. Portanto, o programa Acelera X visa capacitar os empreendedores considerando 4 pilares prioritários para apoio ao desenvolvimento: Planejamento de negócios, gestão de marketing e vendas, Gestão de pessoas e Comunicação e Gestão Financeira. Desta forma, as startups presentes na UFSM receberão o auxílio para ajudar a alavancar os seus negócios inovadores.
Texto: Paola Jung, jornalista colaboradora do PICT-UFSM.