Está aberta, até o dia 20 de janeiro, a chamada para inscrição de obra (filme de arquivo) na Mostra Acervos que integra a 10ª Edição do Festival Arquivo em Cartaz, promovido pelo Arquivo Nacional, Secretaria do Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos.
As obras propostas serão apreciadas pela Curadoria Coletiva desta edição do Festival. As selecionadas irão compor a Mostra Acervos e serão disponibilizadas para acesso gratuito ao público em plataforma streaming no período de 03/02/2025 a 09/03/2025. As obras também concorrerão em categorias de premiação por meio de votação através de júri popular. As obras mais votadas pelo Júri Popular serão premiadas em cerimônia de entrega de troféus e certificação em junho de 2025 durante a 9ª Semana Nacional de Arquivos na unidade do Arquivo Nacional do Rio de Janeiro.
Além de promover a valorização e a difusão do patrimônio audiovisual nacional, a iniciativa reconhece as instituições que atuam na preservação destes importantes acervos e contribui para a formação do público!
A 10ª Edição do Festival Arquivo em Cartaz tem como tema “Memórias da Terra em Filmes de Arquivo” e contará com 10 exibições presenciais e debates nas 5 regiões do Brasil (entre elas Santa Maria, RS), entre janeiro e maio de 2025; além da exibição de filmes em canais de comunicação pública, e na Mostra Acervos, em plataforma streaming.
O cadastro de inscrição deve ser preenchido em: https://forms.office.com/r/fdkY9HAJEG
As obras submetidas à Mostra Acervos devem:
- Ser caracterizadas como filmes de arquivo;
- Possuir duração máxima de 30 minutos;
- Atender critérios de acessibilidade (obras legendadas em língua portuguesa) e respeito à diversidade com foco no conteúdo e no público;
- Estar adequadas à proposta e ao tema do Festival;
- Ser livre de direito patrimonial pertencente à instituição que submete a inscrição, permitindo, sem ônus, a autorização de exibição da obra na plataforma streaming do festival em prazo determinado.
# Sobre o Festival Arquivo em Cartaz
Desde os anos 2000, o Arquivo Nacional realiza atividades de difusão, preservação de acervos audiovisuais e sonoros, bem como ações educacionais a partir desses acervos. Inicialmente como REcine e, a partir de 2015, como Arquivo em Cartaz – Festival Internacional de Cinema de Arquivo, que surgiu, em primeiro momento, dedicado à divulgação e incentivo à realização de filmes com acervos de arquivos, além de debater e refletir sobre a preservação dos acervos cinematográficos. Em uma programação, cujos filmes e seus documentos relacionados ganhavam destaque. Ao longe do tempo, o festival tem se colocado como espaço de exibição de filmes, de promoção de diálogos, de educação e formação de público, de incentivo ao uso de documentos de arquivo em novas produções audiovisuais e de capacitação em preservação e processamento técnico de documentos arquivísticos.