Os acadêmicos do Curso de Graduação em Arquivologia participaram, em 29 de outubro, de aula complementar da Disciplina de Preservação e Conservação de Documentos, sob responsabilidade da Profa. Sonia Constante, ministrada na sala 2235 do prédio 74A onde estão os Acervos Fotográfico, Sonoro, Audiovisual e de Microfilmes do Departamento de Arquivo Geral da UFSM.
A atividade está inserida no Projeto de Extensão “Sociais e Humanas e Foto: Preservação, Acesso e Educação Patrimonial”. O tema tratado foi a preservação de fotografias de formaturas do Curso de Direito da UFSM. Estas fotografias, produzidas nas décadas de 70 e 80, integravam dezesseis quadros de formatura, cujas molduras de madeira estavam com enorme infestação de cupins. Esta ação está sendo realizada há quatorze meses sob coordenação da arquivista Cristina Strohschoen dos Santos.
Os acadêmicos puderam observar de perto o estrago causado pelas térmitas na moldura de madeira – as galerias escavadas pelo cupim de madeira seca pelas colônias, comprometendo totalmente a estrutura do objeto; além dos procedimentos que foram realizados com as fotografias já descoladas de vidro ou madeira mediante imersão em água deionizada. A bolsista Nathalia Brazil, acadêmica do Curso de Terapia Ocupacional e bolsista do projeto elencou 243 fotografias aderidas ao vidro e 34 aderidas a madeira, as quais passaram por um cuidadoso processo de “descolamento” e posterior restauração com cola de CMC – Carboxi Metil Celulose (cola neutra) quando necessário.
Também foi observado o acervo climatizado de microfilmes e de filmes 16mm da TV Educativa – detalhe para o termo higrômetro e a necessidade de controle diário de temperatura e umidade, garantindo assim a longevidade dos documentos.
*Conforme decisão do Colegiado do Curso de Direito quanto às alternativas de preservação descritas no parecer elaborado por uma comissão formada por museólogo, arquivista e arquiteto com especialização em madeira (ata 313, de 30 de maio de 2023), o procedimento que está sendo realizado pelo DAG é: registro fotográfico do quadro com publicação da fotografia no Repositório Institucional Fonte UFSM; arquivamento, descrição, indexação e digitalização das fotografias analógicas; e posterior eliminação da moldura do quadro.
Fotografias: Bethania Marcuzzo Fernandes, bolsista do Arquivo Fotográfico DAG