
Apresentação
O Espaço transdisciplinar de pesquisas e práticas em restauração, digitalização, preservação e difusão do patrimônio documental da Universidade Federal de Santa Maria (TRANSDOC/UFSM) oportuniza a integração de diferentes áreas do conhecimento e incentiva a pesquisa na implementação de novas práticas para enfrentar desafios complexos, relacionados à preservação de acervos documentais.
Sediado no campus sede da UFSM em Santa Maria – RS , junto ao Departamento de Arquivo Geral, disponibiliza infraestrutura de equipamentos e um espaço transdisciplinar de cooperação entre pesquisadores de diferentes áreas do conhecimento, além de disponibilização de acervos destinados ao acesso e pesquisa na instituição e na comunidade.
Busca-se com a recuperação e restauração além da preservação histórica, a memória, direito de acesso aos cidadãos e garantia de direitos a partir dos conteúdos dos arquivos tratados.
Utilidades
Projetos em Execução
Projeto de Pesquisa
Nº 62.861
Projeto de Pesquisa
Nº 63.751
Projeto de Institucional
Nº 62.504
Projeto de Extensão
Nº 57.451
Acompanhamento da Recuperação
Ações de Difusão
No dia 17 de março de 2025 foi apresentada uma Live falando sobre as atividades realizadas no resgate e recuperação dos arquivos.
A condução foi realizada pela coordenadora do projeto e diretora do DAG/UFSM Débora Flores, com participação das arquivistas Daiane Pradebon (UFSM), Flavia Rossato (IFRS) e Prof° Leolíbia Linden(UFRGS).
A Coordenadora do Arquivo Geral (DAG), Débora Flores participou, no dia 6 de dezembro de 2024, de entrevista na TvCampus da UFSM para explicar o processo de resgate e recuperação dos acervos danificados pelas enchentes que aconteceram em abril de 2024.
Na entrevista, apontou os desafios até o momento e os futuros para o trabalho que envolve operação “Recupera Acervo”, envolvendo equipes multidisciplinares com Servidores, Docentes e Alunos dos cursos de graduação. Ainda destacou a instituição como uma referência na área de recuperação e restauração de arquivos, que possibilitou projetar visibilidade nacional e internacional.
O Museu Antropológico Diretor Augusto Pestana promoveu, no dia 16 de agosto de 2024, uma atividade de reflexão sobre o patrimônio documental e a importância de sua preservação frente à catástrofe climática que atingiu o estado.
As contribuições serão realizadas por Cristina Strohschoen dos Santos, arquivista do DAG/UFSM, e Cláudia Kaehler Sautter, chefe do Departamento de Tecnologia e Ciência dos Alimentos da UFSM, ambas profissionais atuantes no projeto Operação Recupera DAG/UFSM após o alagamento do arquivo permanente da UFSM. A mediação ficará a cargo de Amanda Keiko Higashi, arquivista do Museu Antropológico Diretor Pestana.