Assessoria Arquivística
Descrição
A Assessoria Arquivística objetiva orientar as unidades/subunidades na organização dos documentos da UFSM, com vistas a padronizar e integrar sistematicamente as atividades de arquivo, proporcionando uma gestão documental moderna e eficaz.
A adequada aplicação dos instrumentos arquivísticos, quando coordenada, resulta em agilidade e segurança no acesso à informação, contribui com a transparência e modernização administrativa e otimiza recursos de armazenamento e infraestrutura.
A Assessoria não contempla a realização operacional dos procedimentos da gestão documental, a qual compete às unidades/subunidades. Por isso, é requisito para que seja realizada a prestação do serviço a disponibilização de:
- Pessoal – para execução prática das atividades, mediante treinamento por parte da DATAS. O andamento das atividades será conforme a disponibilidade da equipe destinada.
- Infraestrutura – para realização da organização dos documentos. Dependendo da demanda será necessário: estações de trabalho, computadores, impressora, scanner, acesso à rede, mobiliário, material de expediente e condições adequadas no ambiente a ser trabalhado.
A DATAS não dispõe de pessoal para aplicação prática das ações, apenas equipe para prestar as orientações, treinamentos, acompanhamento e supervisão do trabalho conforme cronograma pré-estabelecido. A unidade que contar com um Arquivista em seu quadro de pessoal deverá contatar o mesmo para a assessoria arquivística, que deve ser realizada em consonância com as normativas emanadas pelo Departamento de Arquivo Geral.
A Assessoria Arquivística está dividida nas seguintes etapas:
- Visita técnica;
- diagnóstico de arquivo;
- plano de ação;
- supervisão arquivística;
- manutenção da gestão documental.
Após o preenchimento do formulário de solicitação de Assessoria Arquivística, a unidade/subunidade deverá aguardar o contato da equipe da DATAS, que irá agendar a primeira visita técnica conforme as demandas e prioridades do setor.
Público Alvo
Unidades e subunidades da UFSM. A unidade que contar com um Arquivista em seu quadro de pessoal deverá contatar o mesmo para a assessoria arquivística, que deve ser realizada em consonância com as normativas emanadas pelo Departamento de Arquivo Geral.Contato
Setor: Divisão de Apoio Técnico aos Arquivos Setoriais
Atendimento: De segunda-feira a sexta-feira, das 8h às 12h e das 13h às 17h.
E-mail: datas@ufsm.br
Telefone: (55) 3220 6121
Endereço: Departamento de Arquivo Geral Prédio 47 – Administração Central da UFSM Sala 127 Av. Roraima nº 1.000 CEP 97105-900 – Santa Maria -RS