O Sistema de Arquivos da Universidade Federal de Santa Maria (Siarq-UFSM), regulamento pela Resolução 052/2021, é o conjunto de políticas, diretrizes e métodos que ocorrem de modo integrado na instituição, para garantir a gestão unificada e padronizada dos documentos arquivísticos.
Os objetivos do Sistema de Arquivos da UFSM (Siarq-UFSM) são:
– definir as políticas arquivísticas para a UFSM;
– promover o inter-relacionamento das unidades/subunidades institucionais na aplicação da gestão documental;
– racionalizar e padronizar a produção documental;
– assegurar as condições para preservação do patrimônio documental em qualquer suporte;
– regular o acesso aos documentos arquivísticos, resguardado os aspectos de sigilo e restrições legais; e,
– estabelecer diretrizes para uso de tecnologias na gestão, preservação e acesso ao acervo arquivístico.
Integram o Sistema de Arquivos da UFSM (Siarq-UFSM):
– o Comitê Consultivo do Siarq-UFSM (Consiarq-DAG);
– a Comissão Permanente de Avaliação de Documentos (CPAD-DAG);
– o Departamento de Arquivo Geral (DAG); e,
– as unidades e subunidades da UFSM.
Contatos do Sistema de Arquivos da UFSM
Consulte na íntegra a Resolução 052/2021.