Ir para o conteúdo DAG Ir para o menu DAG Ir para a busca no site DAG Ir para o rodapé DAG

Projeto Fotografia e Gestão: o Arquivo Digital da Agência de Notícias da UFSM

Período de execução: agosto de 2016 a agosto de 2021

O projeto de extensão “Fotografia e Gestão: o Acervo Digital da Agência de Notícias da UFSM”, registro PROPLAN n. 044211 realizou realizou suas atividades entre agosto de 2016 e agosto de 2021 sob coordenação do Departamento de Arquivo Geral UFSM.

Durante o período compreendido realizou-se a gestão, preservação e acesso do arquivo fotográfico nato-digital produzido pelo Núcleo de Agência de Notícias (AN) da Coordenadoria de Comunicação Social da UFSM.

O projeto serviu como modelo para o estabelecimento de um formato padrão de gestão arquivística das fotografias digitais da UFSM. Esta gestão engloba as sete funções arquivísticas (segundo ROUSSEAU e COUTURE, 1998): produção/criação, avaliação/seleção, aquisição, conservação, classificação, descrição e difusão.

As etapas previstas foram realizadas nesta ordem: organização cronológica das fotografias digitais; análise/seleção das fotografias (excluídas fotografias sem qualidade ou duplicadas), classificação arquivística, pesquisa bibliográfica e documental sobre o evento, descrição arquivística e publicação/difusão na Plataforma Institucional Fonte (ICA-Atom) .

Inicialmente foram arquivadas as mais de 36 mil fotografias nato digitais, produzidas de 2016 a 2010 e armazenadas em HDs externos. No segundo momento foram organizadas as fotografias de 2002 a 2009, as quais foram enviadas ao DAG em CDS por Jair Alan Siqueira Cortes, jornalista da Rádio Universidade.

Volume de fotografias e eventos do arquivo fotográfico AN

As fotografias estão disponíveis para pesquisa no Repositório Institucional Fonte

Para facilitar o acesso foi produzido um índice com os links dos registros de eventos de 1998 a 2021.

O acervo fotográfico organizado e descrito possibilitou a realização de ações de extensão.

Em junho de 2019 foi realizada uma Gincana Fotográfica para 51 alunos do 6º, 7º, 8º e 9º ano da Escola Estadual de Ensino Fundamental Padre Rafael Iop localizada em Vale Vêneto, 2º distrito de São João do Polêsine, evento inserido no Projeto de Extensão DAG na 3ª Semana Nacional de Arquivos, registro PROPLAN n. 051918

A ação foi desenvolvida na disciplina de Educação Artística e foram usadas as fotografias do Festival Internacional de Inverno produzidas pela NA nos anos de 1986, 1987, 1991, 1992, 1996 e 1997.

Em setembro de 2020, a coordenadora do projeto foi convidada a gravar o primeiro podcast do projeto “Inventários Fotográficos e Preservação Digital de Coleções Antropológicas na Paraíba e no Rio Grande do Sul”, o qual tem por horizonte temático a inventariança e a preservação de acervos fotográficos digitais de interesse antropológico. Sob coordenação de Yuri Schönardie Rapkiewicz e José Muniz Falcão Neto, o projeto foi contemplado no Edital Bolsa Funarte de Estímulo à Conservação Fotográfica Solange Zúñiga – 2020.

Além disso, foi publicado o artigo “Gestão Arquivística de Fotografias Digitais na UFSMsobre o case na Revista Analisando em Ciência da Informação – RACIn, v. 6, n. especial, p. 813-826, out. 2018.O artigo é resultante da comunicação no VIII Congresso Nacional de Arquivologia realizado em João Pessoa-PB em 2018, comunicação esta que foi premiada.

Equipe do Projeto

Cristina Strohschoen dos Santos, arquivista DAG, coordenadora do projeto

Neiva Pavezi, arquivista DAG (ago./2016 a ago./2018)

Graziela Maria Braga da Silva, jornalista, Chefe da Coordenadoria de Comunicação Social (mai./2017 a dez./2017)