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Tutorial Processo de adesão ao PGD

Esta página disponibiliza um passo a passo para abertura no PEN-SIE do Processo de adesão ao Programa de Gestão de Desempenho – PGD pelas unidades interessadas.

Para mais informações sobre o PGD na UFSM, acesse: Serviços PROGEP.

1. Cada unidade da UFSM que for aderir ao PGD deve abrir seu processo via PEN-SIE, sendo um processo para cada unidade executora. Para isso, a chefia da unidade executora deverá logar no Portal Documentos, acessar no Menu superior, o item ‘Novo’, ‘Processo’.

2. Após localizar o tipo documental  “Processo de Adesão ao Plano de Gestão de Desempenho – PGD“, preencher os dados solicitados na abertura. Nos campos procedência, autor e interessado deve-se selecionar obrigatoriamente a unidade executora

3. Após salvar, é criado um Número Único de Protocolo – NUP, anote este número acompanhamento através da consulta no Portal Documentos. Caso prefira também é possível adicionar o PEN aos favoritos no menu ‘Ações‘.

4. Para adicionar o Termo de Adesão ao PGD no processo, deve-se selecionar na aba “Documentos por passo de trâmite” a opção “Encaminha para assinatura do Termo de Adesão PGD”.

5. Todas as solicitações devem utilizar o modelo padrão do Termo de Adesão ao PGD, que ficará disponível no menu “+Inserir”, na opção “Usar modelo”. 

6. A utilização do modelo padrão do Termo de Adesão ao PGD já apresenta o documento pré-preenchido com os dados da unidade e dos servidores em exercício no momento da geração do documento. Preencher os campos de horário de funcionamento e competências e atribuições regimentais da unidade.

Deve-se utilizar o campo “Observações” para justificar os casos de servidores faltantes na listagem, nas assinaturas e demais situações atípicas.

7. Após finalizar o Termo, a chefia da unidade deve selecionar a situação do documento ao salvar como “Gerar documento assinado”. Irá aparecer a validação dos dados para assinatura enquanto chefia.

8. Após salvar o Termo, a chefia deve tramitar o processo para os servidores da unidade para assinatura do Termo.

O processo será tramitado ao mesmo tempo para todos os servidores em exercício na unidade. Caso algum servidor não receba o documento, deve-se entrar em contato com a PROGEP para conferência da lotação de exercício do referido servidor.

9. Uma vez que o processo for tramitado para o grupo de servidores da unidade, a chefia deve conferir se todos já assinaram. Somente o chefe da unidade conseguirá tramitar o processo adiante, portanto, o processo continuará na caixa postal de todos os servidores até que todos tenham assinado o Termo de Adesão ao PGD.


Para dúvidas e demais orientações acerca da autuação e tramitação do processo, entrar em contato com a equipe do PEN-SIE: pen@ufsm.br ou (55) 991589857.

Para dúvidas sobre o PGD, entrar em contato com a PROGEP.