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Tutorial do Processo de revalidação de diploma do curso de medicina

A abertura do Processo de revalidação de diploma do curso de medicina deve ser realizada pelo solicitante no Sistema PEN-SIE.

Para tanto o usuário deverá:

  1. Efetuar, caso ainda não possua, o cadastro de usuário externo (pessoa física) no PEN-SIE/UFSM, clicando em Solicitar Serviço, no link https://www.ufsm.br/orgaos-suplementares/dag/pen/servicos/cadastro-de-usuarios-externos/.
  2. Preencher o formulário de solicitação e enviar os documentos solicitados para validação de sua identificação. Essa validação é realizada pela Divisão de Protocolo da UFSM, de segunda a sexta-feira até às 17h.
  3. Após a validação, você receberá no e-mail informado as orientações para criar uma senha de acesso ao Sistema PEN-SIE e orientações para os passos seguintes.
  4. Após criar sua senha, será necessário confirmar o Termo de Concordância para o uso da Assinatura Eletrônica.

O usuário estará apto para abrir o processo de revalidação do diploma, somente após completar todos os passos do cadastro de usuário externo.

1 . Acessar o Portal Documentos e efetuar login, com CPF e senha cadastrada pelo usuário (conforme passos anteriores).

2. Na barra superior, selecionar o botão “Novo” e clicar em “Processo”.

3. Preencher as seguintes informações:

3.1 Vínculo: Selecionar o vínculo com o CPF de “Pessoa física externa” cadastrada.

3.2 Tipo Documental: Processo de revalidação de diploma do curso de medicina (125.424). A pessoa interessada deve digitar, no campo correspondente, “Processo de revalidação de diploma do curso de medicina”, então o sistema indicará o tipo documental citado, conforme a tela abaixo, que deverá ser selecionado.

3.3 Procedência: Nome do(a) interessado(a) será preenchido automaticamente com o nome do requerente após a seleção do tipo documental correto.

3.4 Descrição: campo será preenchido automaticamente.

3.5 Após o preenchimento, clicar em “Salvar”.

3.6 Após salvar, é criado um Número Único de Protocolo – NUP, pelo qual se pode acompanhar a tramitação do processo através do link Consulta Processos. Recomendamos que o(a) candidato(a) anote o NUP para consultas futuras.

4. Na próxima tela, o(a) interessado(o) deverá selecionar a opção “Solicita revalidação de diploma – REVALIDA”, disponível na aba ‘Documentos por passo de trâmite’.

5. Na sequência, serão solicitados os tipos de documentos a ser inseridos no processo, conforme orientação disponível na página de serviço PROGRAD – Revalidação de Diplomas UFSM.

  • O documento deve ser vinculado a um ‘Tipo de documento’ clicando no botão ‘Inserir’ ao lado do mesmo.
  • Selecione “Usar modelo” para preencher um documento diretamente no sistema caso houver.
  • Caso já tenha um documento pronto ou digitalizado (arquivos em formato PDF, com limite de 25 MB), é possível enviar o arquivo em “Upload de documento”.

5.1 Selecione “Usar modelo” para preencher o Requerimento de revalidação de diploma de graduação diretamente no sistema.

5.2 Preencha o requerimento referente ao seu pedido de revalidação conforme solicitado no modelo. 

5.3 Após finalizar a preenchimento do documento, selecionar a opção “Gerar documento assinado“. Selecionar o vínculo de usuário externo e confirme sua senha para assinar. Em seguida clicar em “Salvar”

5.4 Após enviar, abrirá a tela com a indicação de que os documentos foram inseridos com uma marcação em verde √.

6. Após salvar, você será direcionado para a tela de tramitação. O destino inicial do processo de recurso é o Núcleo de Matrículas e Fiscalização de Documentos e será preenchido automaticamente, assim como o campo despacho. Por fim, clique em “Tramitar”.

ATENÇÃO! O envio do pedido de revalidação somente se efetivará com a TRAMITAÇÃO do processo eletrônico.

A tramitação do processo de revalidação de diploma do curso de medicina seguirá o fluxo definido pela Instrução Normativa N. 020/2022 – PROGRAD/UFSM, sendo encaminhado à Pró-reitoria de Graduação e à Coordenação do Curso de Medicina da UFSM, para verificação documental apresentada pelo solicitante (veja fluxograma do processo).

Caso tenha alguma dúvida o processo pode voltar ao solicitante para correções, você poderá acessá-lo através da Caixa Postal do PEN-SIE. Também receberá um e-mail quando algum processo for tramitado para você. Poderão ser incluídos novos documentos, assinar e tramitar novamente (veja mais em Inclusão de documento e tramitação de processo no PEN-SIE).

Acompanhe o processo eletrônico, conforme item 3.6 do tutorial.

Para dúvidas e maiores informações sobre o Sistema PEN-SIE acesse ufsm.br/pen ou contate através do e-mail pen@ufsm.br e WhatsApp +55 55 9158-9857.

Para dúvidas e maiores informações sobre a revalidação do diploma acesse Serviços PROGRAD ou através do e-mail registro.prograd@ufsm.br e telefone +55 (55) 3220.8120.