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Tutorial – Processo de Estágio para aluno de Curso Técnico

Versão 1.0 (Revisado em 15/09/2022)

ATENÇÃO!
Primeiramente, o aluno deve identificar qual das opções abaixo se enquadra no seu tipo de estágio:

  • ESTÁGIO NÃO OBRIGATÓRIO
    • Processo de homologação de estágio NÃO OBRIGATÓRIO de curso técnico (456.6)
  • ESTÁGIO OBRIGATÓRIO 
    • Processo de homologação de estágio OBRIGATÓRIO de curso técnico (452.32)

Após definir o tipo de estágio que será efetuado, seguir as etapas descritas. Observação: as etapas 1 e 2 são aplicáveis para os estágios externos à UFSM, e servem para cadastro da assinatura eletrônica e acesso da  Parte Concedente e/ou do Agente de Integração, quando todo o processo será realizado pelo sistema PEN-SIE da UFSM. 

ETAPAS DA CONCEDENTE/AGENTE DE INTEGRAÇÃO

 1 – O Aluno deve encaminhar para a Parte Concedente (local onde realizará seu Estágio)  (ou para a Agente de Integração, caso houver), o link de Cadastro de usuários externos – PEN (ufsm.br).

2 – A Parte Concedente e/ou Agente de Integração  deverá preencher o formulário de cadastro. Em caso de dúvidas, está disponível o Manual-usuario-Externo.pdf (ufsm.br).

OBS.: Se a Parte Concedente já tiver efetuado o cadastro junto ao PEN-SIE / UFSM, não precisa repetir a operação, pois já tem acesso ao sistema.

Consulte AQUI se a Parte Concedente do seu estágio já possui cadastro no sistema, no menu abaixo:

ETAPAS DO ALUNO

3 – O aluno deve acessar o Portal Documentos e efetuar o login. Após selecionar a opção ‘Novo’:

4 – Preencher os campos:
4.1 Tipo Documental: 

  • Processo de homologação de estágio NÃO OBRIGATÓRIO de curso técnico (456.6)
  • Processo de homologação de estágio OBRIGATÓRIO de curso técnico (452.32)

4.2 Procedência: preenchimento automático com o nome do usuário logado. Caso tenha mais de uma matrícula ativa, selecionar o vínculo relacionado ao estágio.

4.3 Descrição: complementação da descrição padrão.

5 – Após salvar, é criado um Número Único de Protocolo – NUP, pelo qual pode-se acompanhar a tramitação através da consulta processos, no Portal Documentos.

Também é possível acompanhar o andamento no menu ‘Meus Documentos’, em interessado.

6 – Na tela seguinte deverão ser adicionados os documentos obrigatórios, de acordo com o local do campo de estágio:

  • ESTÁGIOS NÃO OBRIGATÓRIOS:
    • Termo de Compromisso de Estágio Não Obrigatório de aluno de curso técnico;
    • Apólice de seguro (caso não conste no termo de compromisso).
  • ESTÁGIO OBRIGATÓRIO NO SERVIÇO MUNICIPAL DE SAÚDE DE SANTA MARIA:
    • Termo de Compromisso de Estágio Obrigatório de aluno de curso técnico; 
    • Apólice de Seguro (caso não conste no termo de compromisso);
    • Comprovante de vacinação de aluno de curso técnico.
  • ESTÁGIO OBRIGATÓRIO NO HOSPITAL UNIVERSITÁRIO DE SANTA MARIA – HUSM:
    • Termo de Compromisso de Estágio Obrigatório de aluno de curso técnico; 
    • Apólice de Seguro (caso não conste no termo de compromisso);
    • Comprovante de vacinação de aluno de curso técnico;
    • Cópia do RG e do CPF;
    • Comprovante de Matrícula;
    • Declaração de Participação no Programa de Acolhimento de Estudantes no HUSM.
  • ESTÁGIO OBRIGATÓRIO EM DEMAIS LOCAIS:
    • Termo de Compromisso de Estágio Não Obrigatório de aluno de curso técnico;
    • Apólice de seguro (caso não conste no termo de compromisso).

ATENÇÃO: Cada curso poderá solicitar documentos específicos, cabendo à Coordenação informar ao aluno e acompanhar se o processo contém todos os documentos.

7 – Preencher os campos no Inserir Documento.

7.1 Tipo documental: já virá preenchido, conforme opção escolhida na tela anterior;
7.2 Restrição: será aplicada automaticamente pelo sistema; 
7.3 Arquivo: realizar o upload do arquivo, que deverá ser no formato PDF, não ultrapassando o limite de 25MB;
7.4 O documento inserido foi

  • Gerado eletronicamente (se o original estiver sendo elaborado a partir de um editor de textos e salvo em PDF, ou que tenha vindo já em PDF com assinatura eletrônica da Parte Concedente ou Agente de Integração) ou 
  • Digitalizado (se o original foi assinado em papel pela Parte Concedente ou Agente de Integração e escaneado antes de ser inserido);

7.5 Tipo de conferência:

  • Para gerado eletronicamente, marcar a opção autenticado somente se o documento já tiver alguma assinatura digital antes de ser incluído no sistema. Marcar a opção ‘sem autenticação’ para os que não possuem assinatura digital prévia (um PDF simples).
  • Para digitalizado, marcar ‘original’ para documentos assinados em papel e, posteriormente, digitalizados (como o caso do Termo de Estágio assinado a punho)

7.6 Responsável pela guarda (somente para digitalizado)

  • Marcar Interessado, se o documento  foi assinado em papel.
  • Marcar a UFSM e o nome do Curso, se for documento gerado eletronicamente.

7.7 Assinar documento

  • Marcar Sim, se o aluno for assinar eletronicamente o documento (somente para quem já efetuou a assinatura do Termo de Concordância no Portal Usuário, veja o tutorial AQUI). 
  • Marcar Não, se o aluno já fez a assinatura no papel.


8 – Ao finalizar a inclusão dos documentos, clicar em Salvar. Após Salvar, os documentos não poderão ser mais removidos. Confirme no ícone Detalhes se você selecionou o arquivo correto e, caso necessário, exclua o arquivo e inclua o correto antes de salvar.

9 – Uma vez incluídos os documentos conforme o local de estágio, basta selecionar a opção Tramitar.

10 – O aluno terá a seguinte opção de encaminhamento:

  • Encaminha Termo de Estágio para Análise 
    • A tramitação é direcionada ao Setor de Estágios e Relações Empresariais do Politécnico. Após análise segue para as demais partes que ainda não tenham assinado o documento.

11 – Quando qualquer  documento precisar de alguma correção, ele será tramitado novamente para o Aluno realizar os ajustes.  O aluno irá receber uma notificação por e-mail e o documento em sua Caixa Postal. Para acessar, basta estar logado no Portal do Aluno, e acessar no Menu superior “Caixa Postal“.

OBSERVAÇÃO: Caso o aluno queira complementar a documentação, NÃO DEVE abrir um novo PEN, basta solicitar ao Protocolo da UFSM (pen@ufsm.br) que o seu processo seja retornado para a inclusão dos documentos faltantes.

12 – Em caso de dúvidas sobre o PEN-SIE, contatar a equipe do DAG pelo e-mail pen@ufsm.br