Ir para o conteúdo PEN Ir para o menu PEN Ir para a busca no site PEN Ir para o rodapé PEN
  • International
  • Acessibilidade
  • Sítios da UFSM
  • Área restrita

Aviso de Conectividade Saber Mais

Início do conteúdo

Tutorial – Assinatura do Termo de Concordância Assinatura Eletrônica Cadastrada no SIE

Versão 1.5 (Revisado em 09/03/2022)

1. Primeiramente deve-se efetuar o login no Portal do Usuário (http://portal.ufsm.br/usuario).

2. Após estar autenticado, acesse o menu ´Assinatura Eletrônica´.

3. Ao solicitar um ´Novo termo´, o sistema irá redirecionar o usuário para uma alteração de senha obrigatória.

4. O termo só poderá ser assinado após a referida atualização.

5. A senha é a mesma utilizada para o SIE e todos os Portais Web da UFSM. A nova senha deve seguir as novas regras de segurança estabelecidas.

6. Uma vez atualizada a senha, poderá então ser solicitado o Termo para uso da Assinatura Eletrônica.

7. Ao clicar no botão ´Novo Termo´, será enviado uma mensagem de validação para o e-mail cadastrado no SIE.

8. A notificação recebida no e-mail irá redirecionar novamente para validação no Portal do Usuário, no link ´Acessar o termo´

9. Ao retornar para o Portal, o Termo já estará disponível para leitura e confirmação.

10. No momento que o botão ´Confirmar´ for acionado, o termo já estará assinado e válido.

11. A partir desse momento, a funcionalidade de Assinar documentos eletronicamente já estará habilitada no Portal Documentos e Caixa Postal. Saiba mais em Como assinar documentos no Sistema PEN-SIE da UFSM – YouTube.

12. O termo fica disponível para ser acessado a qualquer momento no Portal do Usuário, bem como a possibilidade de revogá-lo.

Para dúvidas e maiores informações acesse ufsm.br/pen ou contate através do e-mail pen@ufsm.br.