A Divisão de Apoio Técnico aos Arquivos Setoriais – DATAS tem como finalidade a coordenação e supervisão de atividades nos Arquivos Setoriais e mais especificamente:
– orientar e acompanhar a organização dos arquivos correntes e intermediários das unidades/subunidades da universidade, de forma a padronizar os procedimentos técnicos;
– orientar o levantamento da produção documental com vistas a elaboração dos instrumentos de gestão, os planos de classificação e tabelas de temporalidade de documentos;
– elaborar normas operacionais para os arquivos setoriais, atendendo às peculiaridades de cada arquivo;
– promover a capacitação dos responsáveis pela execução das atividades nos arquivos setoriais;
– prestar apoio técnico à Comissão Permanente de Avaliação de Documentos no processo de avaliação documental;
– atender aos usuários do sistema de arquivos.
Seção de Gestão dos Arquivos Setoriais
A Seção de Gestão dos Arquivos Setoriais é responsável pela implementação e acompanhamento das atividades de Assessoria Arquivística nas unidades/subunidades da UFSM, promovendo o alinhamento entre as ações de Gestão Documental.