Ah esses retratos fotográficos…
Fotografias são usadas para informar, recordar ou como uma expressão artística.
É sem dúvida a fotografia uma das invenções mais extraordinárias da história da humanidade, revolucionando a sociedade a partir de meados do século XIX.
O dia 19 de agosto foi escolhido para celebrar esta data pois é uma homenagem à invenção do daguerreótipo, o antecessor das câmeras fotográficas. Foi em 19 de agosto de 1839 que a Academia Francesa de Ciências anunciou mundialmente a nova invenção.
O Arquivo Fotográfico da Universidade Federal de Santa Maria, custodiado pelo Departamento de Arquivo Geral possui um conjunto de mais de 85000 negativos fotográficos em formato 6×6 e 35mm, dos quais mais de 70% da produção data do final da década de 50 até o final da década de 70. São registros fotográficos de eventos de ensino, pesquisa e extensão, ações administrativas, visitas de autoridades, obras e construções, casos de clínica médica e outros – o cotidiano da universidade. Além disso um significativo número de álbuns fotográficos, fotografias positivas e slides.
Hoje, 34 mil imagens estão disponíveis no Repositório Institucional Fonte, descritos pela Norma Brasileira de Descrição Arquivística – Nobrade. Deste total, 21 mil são fotografias nato digitais produzidas pela Agência de Notícias, Orquestra Sinfônica de Santa Maria, Pró-Reitoria de Extensão, Colégio Técnico Industrial de Santa Maria e DAG; unidades estas que se propuseram a organizar sua memória fotográfica sob orientação de arquivista.
Leia mais sobre o dia mundial da fotografia na Brasiliana Fotográfica.