A reorganização e revisão do arquivo de partituras musicais usado pela Orquestra Sinfônica de Santa Maria, adscrita à Pró-Reitoria de Extensão da Universidade Federal de Santa Maria foi finalizada no segundo semestre de 2019. . Matheus Stankowski, bolsista do Curso de Música da UFSM verificou a existência ou não de partituras de toda instrumentação. Gerson Leal, servidor, é o responsável pela organização do arquivo musical e preparação dos repertórios para os concertos.
Esta ação integra o “Projeto Orquestrando Arquivos Musicais na UFSM: História e Memória da Orquestra Sinfônica de Santa Maria”, coordenado pela arquivista Cristina Strohschoen dos Santos do Departamento de Arquivo Geral da UFSM e iniciado em 2017, cujo objetivo é promover a gestão arquivística e preservação do patrimônio documental da OSSM, visando ampliar a sua visibilidade e inserção na sociedade.
Do total de 978 partituras musicais usadas nos concertos pelos músicos, 27 são de autoria do primeiro maestro, Frederico Richter, sendo portanto de valor histórico/permanente. Esta revisão auxiliará também no cruzamento de informações com vistas ao registro da memória dos concertos musicais. Até o momento estão organizados 368 dossiês de concertos da OSSM, de 1973 a 2017.
O acervo fotográfico da Orquestra, outra ação do projeto, está sendo descrito com indexação dos personagens/músicos de cada imagem pela Norma Brasileira de Descrição Arquivística (Nobrade) e publicado na web no Repositório Institucional Fonte – 2575 fotografias. Veja o índice dos registros fotográficos de concertos e eventos da orquestra de 2007 a 2018.
Fotografias: Cristina Strohschoen dos Santos