A votação da Mostra Acervos, que integra a 10ª Edição do Festival Arquivo em Cartaz, promovido pelo Arquivo Nacional, está aberta. A categoria júri popular possibilita aos espectadores votarem no filme que mais gostaram. A obra mais votada ganhará o Troféu Batoque.
Entre os nove selecionadas da mostra está a videoreportagem “O Que Sobra de Tudo que Falta” produzida na Universidade Federal de Santa Maria em 2018. A obra tem produção, direção, roteiro, edição e captação de imagem de Kamila Flores Ruas, orientação de Cássio dos Santos Tomaim e coorientação de Marilice Daronco; e sua temática é sustentabilidade, meio ambiente, trabalho feminino, reciclagem, questões sociais.
# Sinopse da obra:
A sociedade contemporânea é baseada na produção e no consumo. A geração de lixo elevada é consequência disso. O que é lixo para uns, é sustento para outros. Entre quem sobrevive do lixo estão muitas mulheres que transformam o que é descartado pelos outros em sobrevivência para suas famílias. Este projeto experimental tem como objetivo produzir uma série de videorreportagens que construa uma narrativa sobre mulheres que atuam na reciclagem. Partimos do ponto de vista de que apesar do importante trabalho que elas desenvolvem, estas mulheres são marginalizadas e invisibilizadas pela sociedade. Buscamos criar uma narrativa que dê espaço a essas agentes, trazendo um relato humanizado sobre o seu trabalho, sua vida e seu papel para a sustentabilidade.
Escolha os melhores da Mostra Acervos na Palataforma Streaming do Arquivo Nacional e ajude a definir os vencedores.
Você pode votar nas seguintes categorias como júri popular:
– melhor filme;
– melhor direção;
– melhor roteiro;
– melhor edição de imagem;
– melhor pesquisa.
A cerimônia de entrega de troféus e certificação em junho de 2025 durante a 9ª Semana Nacional de Arquivos na unidade do Arquivo Nacional do Rio de Janeiro.