Os acadêmicos Rodrigo Bredow Bock, Manoela Nunes Lopes, Luize Gabrielle Aguilar Vargas, Fernando Leipnitz e Carla Corrêa do quarto semestre do Curso de Graduação em Arquivologia da Universidade Federal de Santa Maria estão realizando a transcrição paleográfica de cartas dos anos de 1916 e 1924 do dossiê de Felippe D’Oliveira.
A disciplina Prática em Paleografia é ministrada pela professora Fernanda Pedrazzi no Laboratório de Paleografia Professora Eneida Izabel Schirmer Richter (LAPPEI), localizado no prédio 74A do Centro de Ciências Sociais e Humanas (CCSH) e tem como objetivo reconhecer manuscritos, ler e transcrever documentos de acordo com as Normas brasileiras de transcrição paleográfica. Entre a bibliografia da disciplina está o livro “Noções de Paleografia e Diplomática”, de autoria de Ana Regina Berwanger (ex docente do Curso de Arquivologia da UFSM) e João Eurípedes Franklin Leal, publicado pela Editora UFSM e já na sua quinta edição.
Os manuscritos – cartas de Felippe – integram o inventário do Instituto de Preservação da Memória Cultural (IPREMEC) cujos documentos foram recolhidos ao Departamento de Arquivo Geral em 1999. O inventário foi descrito pelas arquivistas Dione Calil Gomes e Rita Medianeira Ilha com a colaboração do bolsista Anderson do Rezer Fazul, com base na Norma ISAD –G e na NOBRADE, no ano de 2007. Após o alagamento do subsolo da Reitoria em 30 de maio de 2024, a secagem manual dos manuscritos foi realizada no Arquivo Fotográfico do DAG pela voluntária Daisy Biagini.
Cartas selecionadas:
- 1916 – carta enviada a seu irmão João Daudt de Oliveira – 16 páginas
- 16/04/1924 – carta enviada a bordo do Navio Givlio Cesare a seu irmão João Daudt de Oliveira – 2 páginas
- 04/09/1924 – carta enviada de Paris a seu irmão João Daudt de Oliveira – 5 páginas
- 20/09/1924 – carta enviada de Darmstadt, Alemanha a seu irmão João Daudt de Oliveira – 2 páginas
- 22/09/1924 – carta enviada de Darmstadt, Alemanha a seu irmão João Daudt de Oliveira – 4 páginas
Fotografias: Cristina Strohschoen dos Santos
*Sob o selo Patrimônio e Memória, lançado pela Editora UFSM neste ano, os livros “Felippe D’Oliveira: obra completa”, de Lígia Militz da Costa, Maria Eunice Moreira e Pedro Brum Santos (os autores se dedicaram a recuperar os escritos publicados pelo poeta em vida), e “Felippe D’Oliveira: o poeta da lanterna verde”, organizado por Pedro Brum Santos e Lucas Zamberlan foram lançados na 51ª Feira do Livro de Santa Maria em 03 de setembro de 2024.