Ir para o conteúdo DAG Ir para o menu DAG Ir para a busca no site DAG Ir para o rodapé DAG

Educação Patrimonial – Inicia a Oficina de Muralismo na EMEF Lourenço Dalla Corte

Na tarde de 08 de agosto o artista Braziliano falou sobre muralismo para os alunos do 9º ano do ensino fundamental da Escola Municipal de Ensino Fundamental Lourenço Dalla Corte, no Bairro São José, iniciando assim a sexta oficina do Projeto de Extensão “Murais da UFSM: Interlocuções sobre Arte, Cultura e Patrimônio”. O artista abordou o mural “O Machado Esquece; a Árvore Recorda” inaugurado em 2022 no hall do prédio 74C, do Centro de Ciências Sociais e Humanas (CCSH), cujo temática é o combate ao racismo.

Na sequência, Cristina Strohschoen dos Santos, arquivista do Departamento de Arquivo Geral da UFSM falou sobre o patrimônio artístico e sobre arquivos fotográficos como patrimônio documental da Universidade Federal de Santa Maria.

Nos próximos encontros semanais, sob a coordenação da artista visual Cica Ereno, com acompanhamento de Jaqueline Both, professora de Arte da escola; e Alessandra Brixius, acadêmica de Artes Visuais; iniciou-se o planejamento do mural a ser pintado pelos alunos. O tema escolhido foi alegria e cada aluno produziu seu desenho, para juntos, constituírem o mural que ficará na entrada da escola.

Fotografias: Alessandra Brixius e Cristina Strohschoen dos Santos