Ir para o conteúdo DAG Ir para o menu DAG Ir para a busca no site DAG Ir para o rodapé DAG

DAG Participa do Dia Estadual do Patrimônio Cultural

O Dia Estadual do Patrimônio Cultural é um evento realizado pela Secretaria de Estado da Cultura (Sedac), por meio do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico do Estado do Rio Grande do Sul (Iphae), e congrega atividades voltadas ao reconhecimento, à sensibilização, à valorização e à preservação do patrimônio cultural.

O Departamento de Arquivo Geral se integrou ao calendário da 6ª edição participando do encontro “Conexões Interdisciplinares: importância da preservação do patrimônio documental” na manhã de 16 de agosto. O evento foi promovido pelo Museu Antropológico Diretor Pestana (MADP) com colaboração do Conselho Municipal de Cultura de Ijui (COMUCI) e da Secretaria de Cultura, Esporte e Turismo (SMCET) de Ijuí.

As contribuições foram realizadas por Cláudia Kaehler Sautter, chefe do Departamento de Tecnologia e Ciência dos Alimentos da UFSM e Cristina Strohschoen dos Santos, arquivista do Departamento de Arquivo Geral da UFSM, ambas profissionais atuantes no projeto Operação Recupera DAG/UFSM após o alagamento do arquivo permanente da UFSM. A mediação foi realizada por Amanda Keiko Higashi, arquivista do Museu Antropológico Diretor Pestana. A logística do evento virtual ficou a cargo de Fabrício de Souza, assistente do MADP.

A atividade teve como objetivo gerar reflexões sobre o patrimônio documental e a importância de sua preservação frente à catástrofe climática que atingiu o estado; bem como fortalecer a conscientização sobre a importância do sentimento de pertencimento e da preservação da memória.

Na Universidade Federal de Santa Maria foram realizadas atividades no Museu Gama D’Eça, no Acervo Artístico, no Planetário e o Viva O Campus Especial Dia do Patrimônio Cultural. A programação completa no Rio Grande Sul pode ser visualizada aqui.

Captura de imagem: Alessandra Brixius