Ir para o conteúdo DAG Ir para o menu DAG Ir para a busca no site DAG Ir para o rodapé DAG

Negativos Fotográficos da UFSM em Documentário Exibido no Cineclube da Boca

O documentário “Clube Universitário – A Boate do DCE” produzido por Luciano Ribas e Wilson Machado Junior foi exibido na sessão de 07 de agosto do Cineclube da Boca, no auditório do prédio 67. O filme apresenta depoimentos e fotografias de arquivo de pessoas que conviveram nesse local. O recorte histórico entre 1983 e 2013 foi devido a esses serem os anos durante os quais a arrecadação da Boate ajudou a fazer do DCE a entidade mais importante de Santa Maria. O documentário foi realizado com recursos da Lei Aldir Blanc com apoio da Secretaria de Cultura e Prefeitura de Santa Maria. O lançamento da produção ocorreu em 11 de abril no auditório da Cesma.

O produtor do filme realizou pesquisa no Arquivo Fotográfico do Departamento de Arquivo Geral, utilizando diversas imagens que contextualizam o local da boate no início de seu funcionamento, ainda denominado Clube Universitário.

O Cineclube da Boca é um projeto de extensão do Curso de Gestão em Turismo da UFSM, coordenado pelo professor Gilvan Veiga Dockhorn tem como objetivo, desde dezembro de 2016, promover o acesso a obras cinematográficas, incentivar a sociabilização, e desenvolver interação e discussões. Em 2023 o Acervo Artístico da Universidade, recebeu, para a coleção da Filmoteca UFSM, do festival Santa Maria Vídeo e Cinema, a doação de um acervo com mais de 2.000 filmes.