Ir para o conteúdo DAG Ir para o menu DAG Ir para a busca no site DAG Ir para o rodapé DAG

Inaugurado Mural Produzido na Quinta Oficina do Projeto Murais

Foi inaugurado, na tarde de 19 de junho, o mural pintado por 17 alunos do 8º ano do ensino fundamental da Escola Municipal de Ensino Fundamental Dom Antonio Reis.

A ação integra a quinta oficina de muralismo, inserida no projeto de extensão “Murais da UFSM: Interlocuções sobre Arte, Cultura e Patrimônio” coordenado por Cristina Strohschoen dos Santos, mestre em Patrimônio Cultural e arquivista do Departamento de Arquivo Geral da Universidade Federal de Santa Maria. A ação havia sido iniciada antes da crise climática do Rio Grande do Sul, assim, com um intervalo em maio, foi concluída neste mês.

Estiveram presentes Vera Portinho Vianna, chefe da Coordenadoria de Cultura e Arte da Pró Reitoria de Extensão, a diretora Sylvia Therezinha Dornelles da Cruz e a professora de Arte Jaqueline Both, o artista Braziliano, e a artista Cica Ereno, que coordenou o planejamento e execução artística do mural.

No primeiro encontro da oficina, em 17 de abril, o artista Braziliano falou sobre muralismo aos alunos. Nos próximos cinco encontros foi elaborado o projeto gráfico, escolhida a parede da escola e pintado o mural pelos alunos.

Fotografias da inauguração: Alessandra Brixius

Fotografias do processo de criação artística do mural: Cristina Strohschoen dos Santos