Foi inaugurado, na tarde de 19 de junho, o mural pintado por 17 alunos do 8º ano do ensino fundamental da Escola Municipal de Ensino Fundamental Dom Antonio Reis.
A ação integra a quinta oficina de muralismo, inserida no projeto de extensão “Murais da UFSM: Interlocuções sobre Arte, Cultura e Patrimônio” coordenado por Cristina Strohschoen dos Santos, mestre em Patrimônio Cultural e arquivista do Departamento de Arquivo Geral da Universidade Federal de Santa Maria. A ação havia sido iniciada antes da crise climática do Rio Grande do Sul, assim, com um intervalo em maio, foi concluída neste mês.
Estiveram presentes Vera Portinho Vianna, chefe da Coordenadoria de Cultura e Arte da Pró Reitoria de Extensão, a diretora Sylvia Therezinha Dornelles da Cruz e a professora de Arte Jaqueline Both, o artista Braziliano, e a artista Cica Ereno, que coordenou o planejamento e execução artística do mural.
No primeiro encontro da oficina, em 17 de abril, o artista Braziliano falou sobre muralismo aos alunos. Nos próximos cinco encontros foi elaborado o projeto gráfico, escolhida a parede da escola e pintado o mural pelos alunos.
Para a professora de Arte Jaqueline Both da EMEF Dom Antonio Reis participar do projeto “foi uma experiência nova e enriquecedora que trouxe novas formas de ensino colaborativo. Pude observar o entusiasmo e a dedicação dos meus alunos no processo de criação e execução do mesmo. A colaboração e o respeito com as ideias uns dos outros foi essencial para o resultado final do projeto. Em última análise, o mural não representa só um trabalho artístico, mas um símbolo de união e esforço de toda a turma e um reforço do sentimento de pertença e orgulho pela escola, criando memórias e emoções positivas.”
Para Emanuelli Alves Baptista, aluna do 8º ano do ensino fundamental da EMEF Dom Antonio Reis, “Todo o processo de pintura do mural foi maravilhoso. Trabalhar com todos foi uma experiência única. Sei que todos que participaram do projeto guardaram essas tardes com muito carinho no coração. Foi dificultoso pois, tivemos que decidir a cor certa para usar para assim combinar com o ambiente em que estávamos trabalhando. Confesso que, em alguns momentos achei que não iria ficar tão bonito como ficou, mas pintamos todos os desenhos que fizemos na parede e vi o quanto somos capazes de fazer algo tão incrível como o resultado final, e percebi, que todos nós podemos ser artistas.”
Fotografias da inauguração: Alessandra Brixius
Fotografias do processo de criação artística do mural: Cristina Strohschoen dos Santos