Ir para o conteúdo DAG Ir para o menu DAG Ir para a busca no site DAG Ir para o rodapé DAG

Educação Patrimonial – Oficina de Muralismo na Escola Municipal de Ensino Fundamental Dom Antonio Reis

Iniciou na tarde de quarta-feira, 17 de abril, a quinta oficina de muralismo, inserida no projeto de extensão “Murais da UFSM: Interlocuções sobre Arte, Cultura e Patrimônio”, para 17 alunos do 8º ano ensino fundamental da Escola Municipal de Ensino Fundamental Dom Antonio Reis. A atividade será realizada no horário da disciplina de Arte, ministrada pela professora Jaqueline Both.

No primeiro encontro o artista Braziliano (Santa Maria, 1981) falou sobre muralismo aos alunos. A pintura do mural “O machado esquece; a árvore recorda” em 2018, no Centro de Ciências Sociais e Humanas é considerada pelo artista uma oportunidade de conversar com a juventude universitária. O ponto inicial para este mural foi o rosto da mulher, muito maior que os demais elementos, representando o empoderamento e a consciência do feminino.

Antecedendo a fala de Braziliano, Cristina Strohschoen dos Santos, arquivista do Departamento de Arquivo Geral da UFSM falou sobre o acervo de 85 mil negativos fotográficos da universidade, relacionando o patrimônio documental ao patrimônio artístico. Negativos de vidro foram também apresentados aos alunos, contextualizando assim a evolução da fotografia.

Nas próximas semanas, a artista visual Cica Ereno coordenará o planejamento e execução artística do mural.

Fotografias: Nicolie Puntel