Ir para o conteúdo DAG Ir para o menu DAG Ir para a busca no site DAG Ir para o rodapé DAG

DAG no Festival de Cinema Estudantil – Cinema Para Todos

O Festival de Cinema Estudantil 2019 (CINEST) foi realizado de 14 a 18 de outubro no auditório João Miguel de Souza da Cooperativa dos Estudantes de Santa Maria (CESMA). Este ano a programação incluiu o Seminário Cinema, Educação e Acessibilidade.

Dias 15 e 16 aconteceram a palestra e a oficina de Audiodescrição com Lívia Motta e dias 17 e 18 a oficina sobre roteiro de audiodescrição em filmes com Marilaine Castro da Costa.

Lívia Maria Vilela de Mello Motta é audiodescritora e formadora de audiodescritores desde 2004, com Mestrado e Doutorado em Lingüística Aplicada e Estudos da Linguagem pela PUC de São Paulo. Foi responsável pela exibição da primeira peça e da primeira ópera com audiodescrição no Brasil. É diretora da empresa Ver Com Palavras Audiodescrição que presta serviços de audiodescrição para os mais diversos tipos de eventos, produtos audiovisuais e editoriais.

Marilaine Castro da Costa é graduada em Jornalismo pela UFSM, com especialização em Marketing pela FGV e mestrado em Comunicação Acessível pelo instituto Politécnico de Leiria – Portugal. É sócia da Accorde Filmes, onde atua como diretora, produtora e audiodescritora de longas-metragens e séries.

O evento foi promovido pela Empreendedora Cultura Mariângela Scheffer Cardoso.

Participaram das oficinas as arquivistas Geovana Gayer de Souza e Crisitna Strohschoen dos Santos e as acadêmicas Danielle Espíndola, Isabela Escandiel e Flavia Monteiro, respectivamente bolsistas do Projeto Rastros de Extensão, Projeto Retalhos da Memória de Santa Maria e do arquivo fotográfico do Departamento de Arquivo Geral.

A programação completa do Cinest pode ser conferida no link https://www.cinest.org/evento.

Fotografias: Danielle Godoy Espíndola

Fotografia horizontal colorida de um grupo de 11 pessoas, em pé e 4 delas agachadas ao lado do banner do Seminário Educação Cinema Acessibilidade do Cinest

Fotografia horizontal colorida de cinco mulheres sorrindo ao lado do banner do Festival de Cinema Estudantil