O projeto de ‘Informatização da Gestão, Preservação e Acesso aos Documentos Digitais da UFSM’ foi apresentado no Mestrado de Gestão de Organizações Públicas, como parte da disciplina de ‘Políticas Públicas Arquivísticas no Brasil’, ministrada pela Profa.Dra. Fernanda Kieling Pedrazzi. A aula ocorreu na tarde do dia 03 de novembro, na sala 4430 do prédio 74C.
A Arquivista Ma. Neiva Pavezi, Coordenadora da Comissão Gedai falou sobre as principais ações desenvolvidas, a metodologia de trabalho da Comissão e os resultados que já estão disponibilizados à comunidade universitária e ao cidadão. É o caso, por exemplo, do acesso aos documentos e processos administrativos no Portal UFSM. Do contexto apresentado, destacam-se dois pontos fundamentais:
- a responsabilifdade civil e penal da instituição na produção, armazenamento e preservação da documentação arquivistica, inclusive digital; e
- a importância da padronização de procedimentos na realização da digitalização visando a preservação desses documentos digitais, e, como a produção de documentos digitais implica na sua preservação e disponibilização para o acesso e memória das atividades da UFSM.