Em dezembro de 1971 Maria Dias Mariano da Rocha, esposa do Professor José Mariano da Rocha Filho, fundador da Universidade Federal de Santa Maria, anunciou o lançamento da campanha Pró-Creche da Cidade Universitária. O movimento para a criação da creche foi motivado pelas reivindicações dos professores e técnicos administrativos da UFSM. Há 10 anos da fundação da UFSM, as necessidades de espaços destinados aos filhos dos servidores eram escassos na região, bem como outras necessidades habitacionais e estradas. A criação da creche dentro da Cidade Universitária iria proporcionar comodidade para os servidores e também suprir um direito do trabalhador. As arrecadações da campanha foram iniciadas um ano depois. Por meio de ofícios e cartas internas aos setores da UFSM e também a empresas externas, Maria divulgou a campanha e incentivou a colaboração espontânea com 1% ou 5% do salário de cada servidor, por um período de 12 meses. Também procurou em setores internos da UFSM e empresas externas a doação de material e mão de obra para o inicio da obra, em 1973.
E foi em 1989, 16 anos depois, que a creche foi inaugurada e intitulada como Creche e Pré-escola Ipê Amarelo, ficando vinculada à Pró Reitoria de Assuntos Estudantis (PRAE). Na foto em destaque, o registro dos atendimentos às crianças já no dia da inauguração, com atividades de pré-escola. Cinco anos depois a creche passa a ser denominada Núcleo de Educação Infantil Ipê Amarelo. Já em 2002, passa a fazer parte do organograma do Centro de Educação através do Núcleo de Desenvolvimento Infantil (NDI) sob a forma de Projeto de Ensino Pesquisa e Extensão.
Hoje, o Núcleo de Educação Infantil Ipê Amarelo é uma Unidade de Educação Infantil da UFSM, vinculada à Coordenadoria de Ensino Básico Técnico e Tecnológico. Diferente da ideia inicial, a inscrição de crianças para atendimento é através de edital próprio e aberto aos filhos e filhas de residentes e/ou trabalhadores de Santa Maria.
Fotógrafo: Orozimbo Ramos Penna. Arquivo Fotográfico UFSM.1989.015.0004.
Texto: Marcos Machado Paulo, Acadêmico do 2º semestre do Curso de Arquivologia da UFSM.
Audiodescrição da imagem: Fotografia em preto e branco de uma sala com uma mulher e 3 crianças sentadas ao redor de uma mesa baixa com pincéis, tintas e folhas de papel contínuo. A mulher está ao centro com as mãos sobre a mesa segurando um vidro pequeno de tinta e sorrindo. À direita da mulher, uma menina sentada na ponta da cadeira, encostada com o peito na mesa, segura o pincel sobre a folha e olha a pintura com a boca entreaberta. À direita da mulher, um menino segura o pincel com a mão direita e deixa a esquerda sobre a mês,a próximo a um vidro de tinta, enquanto o menino à direita se estica e enfia o dedo anelar da mão direita no vidro e com a esquerda segura o tampo da mesa. Ele está ajoelhado na cadeira. Ao fundo, parede com desenho, estante, porta e janelas de vidro. Sobre a cadeira, próximo à menina, um boneco sem roupas deitado. Embaixo da mesa, um balão cheio.
Comissão de Audiodescrição da UFSM.