Cadastro de Redes Sociais
O processo de cadastro das redes sociais passa primeiramente pela Coordenadoria de Comunicação Social da UFSM. Lá será vinculada a rede social do seu site com a rede social da UFSM. Desta forma, a rede social do seu setor fica institucionalizada como pertencente à UFSM.
Informações estão disponíveis na página do serviço.
Guia de Mídias Sociais
Contém orientações relativas à gestão de páginas e perfis institucionais, tais como:
- criação e publicação de conteúdos,
- divulgação de conteúdos,
- interação com os públicos.
- dicas de como identificar e o que fazer em caso de crise.
Incorporação de conteúdos do Facebook e Instagram
Em outubro de 2020 o Facebook alterou a forma como permitia a incorporação de conteúdo de suas redes sociais, como parte de um processo de atualização nas suas APIs. Esta ação resultou na quebra de conteúdo previamente incorporado, e impossibilidade de corretamente incorporar novos conteúdos para quem não seguisse as novas diretrizes.
A equipe de desenvolvimento do WordPress analisou as alternativas possíveis em resposta, e optou por remover o suporte nativo de incorporação na versão 5.5. Quem desejava continuar com o recurso deveria implementar sua própria solução, ou avaliar e confiar no uso de alguma solução desenvolvida pela comunidade.
A primeira avaliação realizada pelo CPD no final de 2020 identificou algumas soluções proeminentes, mas não havia demanda dos setores de comunicação que justificasse o custo das alterações. Em nova avaliação em 2022, as antigas possíveis soluções da comunidade estão quase abandonadas e, novamente, não houve demanda suficiente para justificar o custo de suporte.
Desta forma, a incorporação de conteúdos do Facebook e do Instagram não é suportada nos sites da UFSM, e sua incorporação poderá resultar em erros e conteúdos exibidos incorretamente ou mesmo não exibidos.