PADRONIZAÇÕES GERAIS DE ESTRUTURA
Para todos os sítios da Universidade são sugeridas padronizações conforme diretrizes do Governo Federal, que se referem à transparência, acessibilidade e disposição de conteúdos. Após a migração de todos os sítios e a desativação dos antigos, a responsabilidade de atualização das informações será dos gestores de cada sítio.
IDENTIDADE VISUAL
É indicado que se utilize a identidade visual institucional da UFSM (brasão, logo, fontes, etc) conforme indicações deste guia. Esta orientação auxilia o processo de alinhamento comunicacional da instituição, fortalecendo a marca da Universidade Federal de Santa Maria.
BANNER
O conteúdo do banner deve priorizar campanhas institucionais e notícias de interesse público. Nos sítios, os banners podem ser criados pelo setor ou replicados do portal geral da Universidade. O tamanho do banner disposto no miolo dos sítios, possui as medidas (1024×270 pixels) como apresentado na imagem abaixo. A indicação é pelo uso de, no máximo, 6 banners e a renovação destes conteúdos é realizada pelos gestores de cada sítio, para que assim seja possível manter os mesmos sempre atualizados.
Os destaques do portal da UFSM são inseridos por meio da tag banner-home-ufsm. Os demais sites devem usar a categoria banner para adicionar alguma notícia em destaque.
PUBLICAÇÃO DE VÍDEOS
As publicações de mídias em vídeos devem ser cadastradas nas suas respectivas mídias e redes sociais e apenas referenciadas no sítio, evitando a duplicação e consumo de espaço. Por exemplo, os vídeos produzidos devem ser publicados no Farol ou no Youtube e seus links devem ser inseridos na página/notícia conforme Tutorial.
NOTÍCIAS
As notícias dispostas no miolo dos sítios contarão com a apresentação das três últimas notícias produzidas pelo setor. Caso o mesmo não produza notícias, é possível replicar as notícias do portal que contenham o nome do setor no corpo do texto ou tags específicas.
EVENTOS
Todos os eventos que são organizados pela Universidade serão apresentados no calendário de eventos da UFSM no portal geral. Cada Unidade deve cadastrar apenas os eventos que promovem, não duplicando eventos promovidos por outro setor. Os sites das unidades, órgãos e cursos podem escolher exibir eventos de outras Unidades, porém sem criar novos eventos. Por exemplo, o CCSH, se desejar, pode exibir os eventos promovidos pelos sítios dos seus cursos de graduação e pós-graduação, e vice-versa. Veja como criar páginas de eventos.
EDITAIS
Todos os sites tem uma área reservada para seus editais. A numeração deles é única, não sendo possível criar editais com números repetidos. Após a divulgação de um edital, caso seja necessário, é possível adicionar um novo documento a um edital já existente, como, por exemplo, uma retificação. Outro exemplo seria um edital de seleção de bolsista, no qual é possível adicionar posteriormente a lista dos candidatos selecionados. Isso facilita o agrupamento e o acesso a todas as informações relacionadas a um edital específico.
NOTÍCIAS ENVIADAS PARA UFSM
Os setores interessados podem enviar sugestões de notícias para a Agência de Notícias para o e-mail noticias@ufsm.br. A agência é o setor responsável pela avaliação, edição e publicação de notícias na página principal da UFSM. Toda e qualquer sugestão será avaliada de modo a atender princípios da Política de Comunicação. Para encaminhar sugestāo de pauta ou de conteúdo siga as instruções abaixo:
– Procure enviar de forma clara e objetiva informações que contemplem, dentro do possível, as perguntas básicas para a produção da notícia (quem? o quê? quando? onde? como? por quê?).
-Identifique-se e informe o setor/órgão/unidade que está divulgando a informação.
-Indique ramal, e-mail e/ou site para mais informações que possam ser divulgados junto à notícia.
-Lembre-se que as notícias tratam da atualidade. Portanto, fatos transcorridos há mais de dois dias precisam de um apelo muito importante para continuarem sendo notícias.
-Se tiver fotografias, certifique-se de que tenham nitidez, foco e, no mínimo, 150 dpi. Encaminhe arquivos separados preferencialmente em JPEG.
GRUPO ACADÊMICO / PROJETOS / LABORATÓRIOS / EVENTOS
Serão criadas páginas dinâmicas de apresentação para cada grupo acadêmico, laboratórios, núcleos ou projetos, vinculada ao sítio da unidade. Casos específicos terão a oportunidade de justificar ao GT Tecnologias de Comunicação a necessidade de criar um sítio específico que atenda suas demandas. Essa solicitação se dá por meio de um formulário eletrônico no sistema de chamados da Universidade, através do serviço Manutenção e treinamento de sítios institucionais.
Requisitos para desenvolvimento de sítio
-Prestar serviço para a comunidade, tanto acadêmica como externa.