-Seja claro, direto e objetivo na construção do texto. Sempre que possível, responda às questões básicas (Quem? O quê? Quando? Onde? Por quê? Como?);
-Pense com a cabeça do leitor. “Como seria mais fácil achar esse conteúdo?”;
-Nos títulos, use uma frase com verbo (não apenas o nome de um documento, por exemplo) e não escreva tudo em letras maiúsculas;
– Preserve o interesse público nos textos e nas imagens. Assim, evite a personalização.
-Procure usar fotos com boa resolução, que não fiquem pixeladas e que estejam de acordo com o assunto. Nas notícias, as fotos devem ter motivo para estarem ali ou são dispensáveis. Use preferencialmente imagens com 150 dpi em JPEG.
-Para a caixa de notícias no miolo, é possível configurar um filtro por TAGs (etiquetas de conteúdo). Assim, o setor pode, além de notícias próprias, disponibilizar notícias de outros sites que julguem pertinentes ao seu espaço.
#CuidadoComAsTags
Tags são palavras-chaves que ajudam a relacionar conteúdos e facilitam a busca do usuário quando selecionadas. Além de termos simples, siglas e expressões podem ser utilizadas como tags, pois reúnem de melhor forma textos e imagens específicas de um assunto.
Para as tags em notícias no site da UFSM, sugerem-se os seguintes procedimentos:
-Coloque de 3 a 5 tags;
-Escolha pelo menos uma tag associada à categoria da notícia (ex: Esporte, Ensino, Pesquisa, Extensão)
-Selecione tags relacionadas com os principais setores mencionados na notícia (ex.: Progep, CCSH);
-Utilize tags específicas que contemplem o assunto principal da notícia (ex.: SiSu, Calourada). As tags específicas podem vincular a notícia a uma página de Evento ou de Grupo Acadêmico.
-Não use tags genéricas, pois trarão conteúdos com pouca ou nenhuma relação com o que você publicou. Exemplo: Quase todas as notícias da Universidade são sobre ensino superior. Por isso, a tag ‘ensino superior’ não contribui para a busca de conteúdos específicos.