A audiodescrição é um dos principais meios para a maior acessibilidade a imagens na internet. Mas, por ter surgido no Brasil apenas nos anos 2000, é ainda pouco conhecida pela maioria das pessoas. De acordo com a NBR 16.452:2016 da ABNT, em seu item 3.3, a audiodescrição é um “recurso de acessibilidade comunicacional que consiste na tradução de imagens em palavras por meio de técnicas e habilidades, aplicadas com o objetivo de proporcionar uma narração descritiva em áudio, para ampliação do entendimento de imagens estáticas ou dinâmicas, textos e origem de sons não contextualizados, especialmente sem o uso da visão”.
Desse modo, a audiodescrição é um modo de descrever imagens para que os usuários com cegueira ou baixa visão em especial, possam vê-las também. E cabe ressaltar que não se trata de um título ou legenda; é algo diferente.
Então, para fazer uma audiodescrição resumida das imagens contidas nos sítios e portais, é importante mencionar:
1º – Tipo de imagem (fotografia, desenho, pintura, gráfico, mapa etc);
2º – Formato (quadrado, retangular, circular etc);
3º – Cor (colorido, em preto e branco etc);
4º – Resumo da imagem (iniciando pelo elemento mais importante: pessoas, posições, enquadramentos, vestimentas, móveis, objetos, ambiente etc).
Seguem alguns exemplos abaixo:
Audiodescrição: fotografia vertical e colorida de um homem de meia idade, com pele branca e cabelo castanho e curto, em frente à porta de entrada de um prédio.
Legenda: Prof. Paulo Burmann, Reitor da UFSM.
Audiodescrição: desenho vertical em preto e branco de uma jovem indígena, com pele parda e cabelo escuro e comprido, sentada junto a um computador de mesa.
Legenda: Capa do livro “A guarani”, de José de Alencar.
Audiodescrição: pintura quadrada e colorida de uma menina com cerca de cinco anos, de pele branca e cabelo loiro e até o ombro, pedalando uma bicicleta em um parque.
Legenda: Banner da campanha “Criança Feliz”.