A UFSM trabalha com muito afinco para alinhar a identidade institucional, unificando a comunicação das unidades e órgãos em todos os seus espaços de atuação. A instituição busca, com isso, conduzir os processos de comunicação com transparência e respeito aos seus princípios, objetivos e valores, atenta ao papel de instituição pública de ensino superior no contexto atual.
Nesse sentido, a Política de Comunicação da UFSM colabora para esse direcionamento, propondo diretrizes e princípios para a comunicação da Universidade. Aprovada pelo Conselho Universitário em 23 de março de 2018, a resolução que aprova a Política preenche uma imensa lacuna, pois, até então, a UFSM não possuía um documento oficial que tratasse desse tema. Por meio desta Política e do Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI), a UFSM reafirma o compromisso com a comunicação pública e com sua missão, visão e valores. Um de seus pontos mais importantes é o reconhecimento da pluralidade da comunicação realizada na instituição, ao buscar atender à diversidade e às múltiplas matizes de uma estrutura multicampi, focada em ensino, pesquisa e extensão de qualidade, porém de forma alinhada e indissociável. O novo sítio busca refletir essa complexidade.