Manutenção e treinamento de sítios institucionais
Descrição
O serviço de desenvolvimento de sites institucionais foi reformulado. Estamos trabalhando juntamente com a Assessoria de Comunicação da Universidade para disponibilizar esta nova plataforma. Ela é mais segura, intuitiva e compreende as normativas de acessibilidade do Governo Federal. A plataforma entrou no ar em Agosto de 2018. Com a nova plataforma no ar o CPD parou de oferecer o modelo antigo de hospedagem com contas FTP.
A fim de otimizar o uso dos recursos computacionais e de armazenamento os sítios de Eventos, Grupos de Pesquisa e Departamentos que ainda existem no modelo antigo de hospedagem (que foi descontinuado) foram convertidos em funcionalidades dentro dos sítios institucionais, desta forma não atuarão mais como sítios independentes e serão vinculados a algum sítio específico. Abaixo você pode conferir onde serão disponibilizadas as funcionalidades:
- A funcionalidade Eventos poderá ser criada dentro de qualquer sítio, sendo sua gestão e criação de novos eventos responsabilidade do gestor de cada sítio. Sistemas de inscrição/certificados ficam restritos ao uso dos portais de concursos/certificados.
- A funcionalidade Departamentos está localizado apenas nos sítios de Centro sendo sua manutenção de responsabilidade do centro vinculado.
- Já a funcionalidade Grupos de Pesquisa (Grupos Acadêmicos) estará disponível para os sítios de curso, sendo responsabilidade dos gestores do sítio de cada curso gerenciar o conteúdo dos seus grupos.
O CPD não faz alteração de conteúdo nos sítios após eles estarem publicados, isso incluí alterações como:
- Publicação/edição de Notícias
- Publicação/edição de Páginas
- Publicação/edição de Editais
- Publicação/edição de Eventos
- Grupos Acadêmicos
- Gerenciamento de menus
- Gerenciamento de Mídias (images, arquivos enviados ao site)
- Alteração de imagem em banners de notícias
- Adicionar novos usuários para gerenciar o sítio
Todos as ações acima redirecionam para seus respectivos tutoriais em texto e vídeo.
A responsabilidade do CPD é prover a infraestrutura e as ferramentas tecnológicas necessárias para dar suporte ao conteúdo. Cada conteúdo é de responsabilidade dos gestores de cada site. Cabe ao CPD realizar o treinamento, disponibilizar tutoriais e ferramentas necessárias para que os gestores possam realizar a manutenção dos seus sítios.
Disponibilizamos e mantemos atualizados outros tutoriais de manutenção de conteúdo através do link https://www.ufsm.br/tutoriais salientamos que é importante verificar esta página antes de abrir um chamado, pois sua dúvida pode ser respondida por um de nossos tutoriais em vídeo ou texto.
Orientações relacionadas:
- Para adicionar link para os perfis de Redes Sociais em seu sítio, utilize o serviço oferecido pela Unidade de Comunicação Integrada (UNICOM).
- Sítios para grupos PIBID não serão criados, pois, por decisão da PROGRAD, todas as informações relacionadas serão veiculadas em página específica no sítio da pró-reitoria. Maiores informações ou solicitação relacionadas podem ser obtidas através de contato pelo e-mail prograd@ufsm.br, aos cuidados de Julia Cervo.
Público Alvo
Administração pública da UFSMContato
Setor: Seção de Programação
Atendimento: das 08h às 12h e das 13h às 17h
Telefone: 3220 8314 ou 3220 8295 ( Central de atendimento CPD )
Endereço: Localiza-se no prédio 48A, no Campus Sede.