Compras de TIC
Descrição
O serviço de compras de Tecnologia da Informação e Comunicação tem por finalidade apoiar o requisitante em sua demanda na contratação de solução de TIC. Sabe-se que para adquirir produtos/serviços de TI demanda rito especial de contratação, conforme Instrução Normativa SGD/ME 94/2022.
Além da contratação de solução de TIC é possível:
- Solicitar autorizações e/ou informações de atas de registro de preços vigentes;
- Verificar se a demanda já não está sendo adquirida em processo unificado para toda a UFSM.
Todas as demandas serão analisadas antes de adicionar em um processo de planejamento de contratação.
Requisitos do Serviço
Necessário averiguar se a demanda em questão se enquadra no escopo de Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC), tanto no que tange a equipamentos quanto a serviços, e se sua tramitação demandará a observância das disposições previstas na Instrução Normativa SGD/ME nº 94, datada de 23 de dezembro de 2022, bem como das demais regulamentações pertinentes à área de TIC.
Ajuda rápida
Como saber se a demanda está dentro do escopo de TIC?
Para verificar se sua demanda está dentro do escopo de TIC, você deve analisar principalmente o Anexo II da IN SGD/ME nº 94.
Nesse documento, nos subitens 1.1 a 1.13, são descritos vários exemplos do que é ou não é solução de TIC.
IMPORTANTE: Caso se enquadre em TIC, o CPD deve participar no processo. Caso não se enquadre, a área pode fazer diretamente, sem envolver o CPD ou Unidade de TI.
Como saber se a demanda necessita seguir o rito da IN nº 94/2022?
Para verificar se sua demanda necessitará seguir o rito da IN nº 94/2022, você deverá fazer uma estimativa prévia de orçamento, e tomar uma decisão conforme detalhes a seguir:
- Se o valor estimado for INFERIOR a R$ 59.906,02 (cinquenta e nove mil novecentos e seis reais e dois centavos) não é obrigatório seguir os ritos do planejamento da contratação, porém deve seguir as recomendações do Demapa para contratações padrão, conforme disposto em orientações do Demapa.
- Se o valor estimado for SUPERIOR a R$ 59.906,02 deve seguir as orientações constantes da IN nº 94/2022 com o apoio obrigatório do CPD para o planejamento da contratação.
Caso sua demanda seja de TIC, é necessário verificar algumas informações antes de iniciar o procedimento de solicitação do serviço e processo de contratação. Por exemplo:
- Se essa demanda já não está sendo adquirida ou já foi contratada pela UFSM.
- Se contém disponível Ata de registro de preço vigente, conforme disposto em Pesquisa de Atas de Registro de Preços.
- Se há disponibilidade orçamentária para efetuar a compra.
- Se a contratação foi planejada e indicada no PAC / PDTI.
Caso você precise de maiores informações sobre esses ou outros assuntos relacionados, mande um e-mail para <compras.tic@ufsm.br>.
Público Alvo
Professores e técnicos administrativos.Contato
Setor: Assistente - CPD - Planejamento e Administração de Aquisições
Atendimento:
das 09h às 12h e das 13h às 17h
Telefone:
(55)3220 9431
Endereço: