Observatório da Evasão
O Observatório da Evasão apresenta o resultado da análise da evasão, no qual são mostrados os dados gerais da análise, as taxas de acertos, métodos e variáveis utilizadas. Um resumo é mostrado no painel abaixo, no qual o usuário pode filtrar por semestre e unidade de ensino. Salienta-se que esses números refletem somente os cursos que tiveram análise realizada ou que estão disponíveis no observatório do curso, e não todos os cursos da instituição.
As perguntas sobre os dados estão em fase de testes. Perguntas podem ser realizadas sobre evasão, matriculados e egressos. Como trata-se de um aprendizado não supervisionado é interessante avaliar as respostas. Estão disponíveis dados de evasão referentes a 2021/2, 2022/1, 2022/2, 2023/1 e 2023/2. Exemplos de questões:
Qual o curso com a maior evasão?
Qual o curso com o maior número de matriculados?
Qual o centro com o menor número de calouros?
O próximo painel destaca, para cada período (semestre/ano) e unidade de ensino selecionados, os cursos e os métodos utilizados para a análise, assim como o taxa de acerto da previsão e a taxa de acerto da evasão. A primeira guia mostra os métodos e fatores selecionados e a segunda guia ilustra, em detalhes, as taxas de acertos.
A finalidade desse painel é analisar quais as características utilizadas pelos métodos para determinar a análise da evasão e avaliar o acerto da previsão. Isso pode ajudar o coordenador a entender os fatores levados em consideração na análise e a respectiva taxa de acerto da evasão. A partir desse entendimento, possíveis ações podem ser trabalhadas no âmbito do curso para mitigar a evasão nos próximos períodos.
Para um melhor resultado de avaliação recomenda-se o filtro por período e unidade de ensino. Na primeira guia, no gráfico de Cursos e Métodos, é possível filtrar o(s) curso(s) desejado(s) para analisar os fatores utilizados na previsão. Na segunda guia, são mostradas as todas as evasões (abandonos) e as taxas de acerto do processo de previsão. Nessa guia é mostrado separadamente o número total de calouros porque esse número não é utilizado no processo de análise da evasão.
No painel abaixo é possível analisar os dados das taxas de evasão assim como a relação entre formados, ingressantes e matriculados nos cursos da UFSM. É possível também comparar cursos. A taxa de evasão apresentada no painel leva em consideração somente os cursos que foram submetidos ao processo de previsão, e não todos os cursos da instituição. Ainda, os dados históricos de ex-alunos considera somente alunos formados e não formados a partir do ano 2000. O painel apresenta duas guias:
- Taxa de Evasão e Formados x Ingressantes x Matriculados por Ano
- Total de ex-alunos, Formados e Não formados, por ano de ingresso para cada unidade de ensino
- Evasão = 1 – Permanência
- Permanência = [Matriculados(ano) – Ingressantes(ano)] / [Matriculados(ano -1) – Formados(ano – 1)]
A taxa de evasão considera a evasão anual de matrículas, por meio da relação entre o número de matrículas que foram efetivadas por alunos já matriculados no ano anterior (ano) pelo número de alunos que poderiam ter-se matriculado (ano-1).