Ir para o conteúdo CPD Ir para o menu CPD Ir para a busca no site CPD Ir para o rodapé CPD
  • International
  • Acessibilidade
  • Sítios da UFSM
  • Área restrita

Aviso de Conectividade Saber Mais

Início do conteúdo

Como delegar acesso a contas administrativas compartilhadas de domínio UFSM

Neste tutorial, ensinaremos como delegar o acesso de uma conta administrativa (endereços de e-mail atribuídos a Unidades, Departamentos ou Setores da instituição, que possuam mais de um usuário com acesso) a múltiplos usuários, permitindo que eles usem e gerenciem a conta sem a necessidade de autenticação repetida. Além disso, há instruções de como compartilhar arquivos do Drive, Agenda e Contatos da conta de forma controlada. Os usuários delegados podem ler, enviar e excluir mensagens do e-mail compartilhado. É importante ressaltar que o acesso delegado a uma conta não permite acessar o Drive desta conta. Para que os usuários  acessem o Drive da conta delegada, será necessário compartilhá-lo com eles.

Delegar acesso à conta administrativa aos usuário que a compartilham:

  1. Abra o Gmail no navegador do seu computador (não é possível adicionar delegados no aplicativo de smartphone Gmail);

  2. Autentique-se na conta administrativa que terá seu acesso delegado;

  3. No canto superior direito, clique em  Configurações Mostrar todas as configurações;

  4. Clique na aba Contas e importação;

  5. Na seção Permitir acesso à sua conta clique em Adicionar outra conta;

  6. Abrirá um Pop-up. Digite o e-mail de quem receberá a delegação de acesso;

  7. Clique em Próxima etapa, depois em Enviar e-mail para permissão de acesso.

 

A pessoa adicionada receberá uma mensagem pedindo a confirmação de que aceita a delegação de acesso. Depois de confirmar a delegação, pode levar até 24 horas para ela entrar em vigor. Confira o passo a passo nas imagens abaixo:

Confira o tutorial em vídeo de como delegar acesso à outros usuários na conta de e-mail compartilhada:

Para compartilhar pastas no Drive, repita estes passos para cada pasta:

  1. Acesse o Google Drive da conta delegada;

  2. Selecione a pasta que será compartilhada;

  3. Clique sobre a pasta com o botão direito do mouse e selecione “Compartilhar”;

  4. Mantenha o Acesso geral como Restrito;

  5. Adicione o e-mail das pessoas que terão acesso delegado;

  6. Clique no botão Enviar.

 Desse modo, cada pessoa que possuir acesso delegado poderá acessar o Drive da conta delegada a partir do seu Drive pessoal.

 

Compartilhar os Contatos da conta delegada:

 

  1. Abra a ferramenta Contatos da conta delegada;

  2. No canto superior direito, clique em Configurações Delegar acesso;

  3. Clique em Convidar delegado;

  4. Digite o e-mail das pessoas que terão acesso aos contatos da conta delegada;

  5. Clique em Enviar.


Todos os delegados verão  os contatos da conta delegada nos seu próprio aplicativo Contatos.

 

Na ferramenta Contatos, os delegados podem:

 

  1. Adicionar novos contatos usando os botões “Criar contato” ou “Novo contato”;

  2. Editar ou excluir contatos da lista de contatos delegados;

  3. Pesquisar contatos na barra de pesquisa;

  4. Desfazer mudanças;

  5. Adicionar, editar e excluir marcadores na lista de contatos delegados;

  6. Gerenciar a seção “Outros contatos”.

 

Na ferramenta Contatos, os delegados não podem:

 

 

  1. Importar contatos;

  2. Exportar ou encaminhar contatos;

  3. Localizar e mesclar contatos duplicados;

  4. Mudar as configurações ou preferências;

  5. Encontrar e excluir contatos da lixeira.

Ao inscrever-se no 2FA recomendamos o uso do Google Authenticator. Para saber como instalar o Google Authenticator acesse o tutorial desenvolvido pela Google, clicando neste link.