O Centro de Processamento de Dados da UFSM informa que, a partir do dia 2 de dezembro, a Autenticação de Dois Fatores (2FA) se tornará obrigatória para todos os e-mails administrativos com domínio @ufsm.br. Essa iniciativa visa fortalecer a segurança das contas, protegendo os dados institucionais e pessoais dos usuários.
A 2FA adiciona uma camada extra de proteção, exigindo que, além da senha, o usuário insira um segundo código de segurança. Este código será enviado diretamente para o celular do usuário ou gerado por meio de um aplicativo específico. “Embora adicione uma etapa a mais no acesso, esse método é fundamental para proteger os dados institucionais e pessoais, mesmo em casos de senhas vazadas.”, explica Fábio Barcelos, Analista de TI e Coordenador da Equipe de Prevenção, Tratamento e Respostas a Incidentes Cibernéticos (ETIR) da UFSM.
Todos usuários do e-mail administrativo na UFSM receberão orientações detalhadas sobre como ativar a autenticação de dois fatores. O CPD enfatiza que a segurança da informação é uma prioridade fundamental e conta com a colaboração de todos para tornar o ambiente virtual da UFSM ainda mais seguro.