O Departamento de Segurança da Informação e Comunicações e o Centro de Tratamento de Incidentes de Redes do Governo, publicaram uma recomendação relativa à proteção de contas em aplicativos de mensagens.
De acordo com esses órgãos: “A clonagem de números e o registro de golpes com o uso de mensagens via WhatsApp têm se tornado cada vez mais comuns e, desde 2017, servidores públicos têm sido vítimas, com maior frequência. Nesse golpe, os criminosos clonam o número do aparelho celular para, em seguida, sequestrar a conta do WhatsApp, vindo a se passar pelos reais proprietários, pedindo auxílios bancários como depósitos e pagamento de boletos. Como justificativa, informam que estão com dificuldade de acessar o banco e por isso precisam do favor com urgência, ou que estão em sérias dificuldades financeiras.”
Algumas das recomendações são:
-
Mantenha o aplicativo atualizado;
-
Proteja a conta do WhatsApp por meio da “verificação de duas etapas”;
-
Proteja o smartphone com senha.
Para ativar a verificação em duas etapas, abra o WhatsApp e vá em: Configurações > Conta > Verificação em duas etapas > Ativar. Ao ativar este recurso, será oferecida a opção de inserir um endereço de e-mail. Este endereço de e-mail será utilizado para que o WhatsApp possa enviar um link para desativar a verificação em duas etapas no caso de esquecimento do PIN, servindo como uma proteção à sua conta.
Para verificar todas as recomendações e o texto completo, clique aqui.