Uma conexão segura deve ser utilizada quando houver transmissão de dados sensíveis em um site, como ao acessar/enviar um e-mail ou acessar o site do seu banco. Esse tipo de conexão provê autenticação, integridade e confidencialidade. Dicas para você identificar uma conexão segura:
-
O endereço do site começa com “https://”;
-
O desenho de um “cadeado fechado” é mostrado na barra de endereço e, ao clicar sobre ele, detalhes sobre a conexão e sobre o certificado digital em uso são exibidos;
-
Um recorte colorido (branco ou azul) com o nome do domínio do site é mostrado ao lado da barra de endereço (à esquerda ou à direita) e, ao passar o mouse ou clicar sobre ele, são exibidos detalhes sobre conexão e certificado digital em uso;
Existe também a conexão segura com certificado SSL (clique aqui para entender mais sobre certificados digitais) que garante maior grau de confiabilidade quanto à identidade do site e de seu dono. Adicionalmente, em conexões com SSL, a barra de endereço e/ou o recorte são apresentados na cor verde e no recorte é colocado o nome da instituição dona do site.
É importante observar que sites maliciosos também podem utilizar uma conexão segura, por isso é importante se manter atento a ataques de Phishing mesmo quando o site tiver um certificado.
Para verificar como uma conexão segura é exibida em cada navegador acesse:
E acesse a Cartilha de Segurança para mais informações sobre o Uso Seguro da Internet.