A GRU pode ser emitida, apenas, após a devolução do material. Com os itens entregues, o valor gerado poderá ser acessado. Para saber o valor da taxa de atraso e a biblioteca correspondente, entrar com login e senha no Portal Biblioteca, no menu “Meus Empréstimos” no submenu Histórico de Taxas de Atraso.
- Atenção ao gerar a GRU quanto às informações a serem inseridas, no caso de erros o comprovante de pagamento poderá não ser aceito. Caso tenha dúvidas solicite a GRU na biblioteca em que consta a pendência. Verifique os contatos.
- O boleto gerado poderá ser pago somente em agências do Banco do Brasil. Clientes do Banco do Brasil podem efetuar o pagamento por meio dos Terminais de Auto-Atendimento, aplicativo ou Internet.
- Após o pagamento, não esqueça de apresentar ou enviar o comprovante para a biblioteca. Para baixa imediata, não será aceito recibo de agendamento de pagamento. É imprescindível que o usuário apresente o comprovante e boleto (GRU), na biblioteca correspondente, para ter sua taxa quitada.
- Caso o pagamento seja realizado pela Internet, por meio do código de barras ou número respectivo, enviar o comprovante de pagamento e boleto em formato .pdf para o e-mail da biblioteca e solicitar a baixa da taxa. A baixa na taxa de atraso no sistema será realizada em até 3 dias úteis nesta modalidade de pagamento.
Passos para emissão da Guia de Recolhimento da União – GRU
- Acesse o link: https://pagtesouro.tesouro.gov.br/portal-gru/#/emissao-gru
- Selecione a Unidade Gestora Arrecadadora e uma das opções no campo Código de Recolhimento. A pesquisa pode ser efetuada por parte do código ou da descrição. (Verifique as instruções nas ilustrações abaixo)
Unidade Gestora Arrecadadora: 153164 – Universidade Federal De Santa Maria
Código de Recolhimento da Biblioteca Central: 28818-7- SERV.COMERC.LIVROS,PERIOD,MAT ESC E DE PUBLIC
Código de Recolhimento das Bibliotecas Setoriais: 28835-7 – SERVIÇOS RECREATIVOS E CULTURAIS
3. Após preencher todos os campos, clique em “Avançar”.
4. Será apresentada outra tela com os dados informados anteriormente, junto a outros campos a serem preenchidos.
Competência: insira mês e ano corrente;
CPF do contribuinte: CPF do usuário com pendência;
Nome do contribuinte: nome completo do usuário com pendência;
Valor principal: valor total da taxa de atraso ;
Valor Total: repetir o mesmo valor do principal;
Antes de preencher o campo “Número de Referência”, consulte a tabela abaixo:
Biblioteca Central |
4346 |
BSCCR |
4524 |
BSCCSH |
4354 |
BSCCNE |
153602 |
BSCE |
153605 |
BSCEFD |
153609 |
BSCS |
3110 |
BSCT |
4516 |
BSFW |
154611 |
BSPM |
153621 |
BSCP |
153612 |
BSCITSM |
153613 |
- Após preencher todos os campos, clique em “Emitir GRU”.
- Será gerado um boleto conforme o exemplo ilustrado pela figura ao lado:
7. O boleto gerado poderá ser pago somente no Banco do Brasil. Caso não seja cliente do Banco do Brasil, o pagamento deverá ser efetuado em uma agência do Banco do Brasil ou em uma agência do banco de sua preferencia, durante o horário comercial bancário.
Em caso de problemas no pagamento da GRU, entre em contato com o órgão Público favorecido pelo pagamento
8. Para regularização de situação no sistema das bibliotecas é necessário apresentar o comprovante de pagamento para a biblioteca correspondente.