Buscando aprimorar seus serviços e oferecer um atendimento cada vez mais alinhado às necessidades da comunidade acadêmica, a Biblioteca do Colégio Politécnico da UFSM passa a contar com dois novos canais para receber sugestões e feedbacks de seus usuários. Agora, além do atendimento presencial, os estudantes, professores e servidores poderão registrar suas opiniões por meio de uma caixa de sugestões física, localizada na biblioteca, e também através de um formulário online.
Apesar de estar completando 10 anos de existência, essa iniciativa de receber sugestões diretamente do público ainda não estava presente no espaço, o que acabava criando um certo distanciamento entre a biblioteca e a comunidade que a utiliza. A falta de um canal formal de comunicação com os usuários impedia uma troca mais próxima e enriquecedora, essencial para o desenvolvimento dos serviços oferecidos, a exemplo do que já ocorre em outras bibliotecas universitárias.
Daniel Rigo, bibliotecário da Biblioteca do Colégio Politécnico, destaca a importância de oferecer múltiplos meios para a coleta dessas informações. “Queremos garantir que todos, independentemente de seu perfil, tenham a oportunidade de contribuir. O formato físico e o online ampliam o alcance da nossa ação, tornando a participação mais acessível e democrática”, explica Daniel. Além disso, ele reforça que cada usuário, dentro de sua faixa etária, possui demandas peculiares que devem ser respeitadas dentro de suas individualidades.
Lauren da Silva Marques, bolsista da biblioteca e uma das responsáveis pelo atendimento, reforça a importância dessa interação: “A participação dos usuários na pesquisa de opinião da Biblioteca do Poli é fundamental para melhorar os serviços oferecidos pela equipe. Através das respostas, todos que utilizam a biblioteca, seja para estudos, retirada de livros ou uso de algum espaço específico, podem manifestar seus elogios e também suas dificuldades, além de nos ajudar a conhecer melhor o perfil de pessoas que frequentam o espaço. Dessa forma, nos auxilia a perceber o que pode ser melhorado ou adquirido para o público a partir de suas demandas, desde o atendimento à infraestrutura.”
O formulário online está disponível no link https://forms.gle/nomQcpoYGSpPCZr49, e a caixa de sugestões pode ser encontrada na entrada da biblioteca. A equipe reforça que todas as contribuições serão analisadas e poderão gerar melhorias nos serviços oferecidos. Demandas que envolvam a infraestrutura do espaço serão prontamente encaminhadas para a direção do Colégio Politécnico.
